|
Brazilian Journal in Health Promotion
Fortaleza University
ISSN: 1806-1222 EISSN: 1806-1222
Vol. 26, No. 3, 2013, pp. 360-365
|
Bioline Code: bh13092
Full paper language: English
Document type: Research Article
Document available free of charge
|
|
Brazilian Journal in Health Promotion, Vol. 26, No. 3, 2013, pp. 360-365
pt |
Nível de atividade física de escolares da rede pública de ensino de um município do Rio Grande do Sul
Dresch, Franciele; Bertoli, Josefina; Silva, José Raphael Leandro Costa; Frutuoso, Anderson Simas & Freitas, Cíntia de la Rocha
Resumo
Objetivo: Diagnosticar o nível de atividade física de escolares entre 15 e 18 anos da
rede pública de ensino de um município do Rio Grande do Sul, Brasil. Métodos: Estudo
quantitativo, do tipo transversal. Aplicou-se o Questionário Internacional de Atividade
Física (IPAQ), versão curta. Comparou-se o nível de atividade física entre os sujeitos do
sexo feminino e masculino através do Teste de Mann-Whitney. Para comparação dos sujeitos
do mesmo sexo nas diferentes idades, foi utilizado o Teste de Kruskal-Wallis. Adotou-se,
para todas as análises, o nível de significância de 0,05. Resultados: Observou-se que 57,5%
(n=309) dos sujeitos eram ativos; 26,3% (n=141), moderadamente ativos; e 16,2% (n=87),
inativos, sendo o nível de atividade física estatisticamente superior em adolescentes do
sexo masculino. Verificou-se que 59,6% (n=136) destes e 56% (n=176) das adolescentes
se classificaram como muito ativos. Atividades como caminhada são realizadas com maior
frequência semanal (5,36 dias/semana) em comparação com as atividades de intensidade
moderada (3,74 dias/semana) e vigorosa (2,06 dias/semana). Conclusão: Houve maior
ocorrência de sujeitos classificados como muito ativos, seguidos dos suficientemente ativos
e, por último, os insuficientemente ativos. Os sujeitos do sexo masculino demonstraram ser
fisicamente mais ativos do que os do sexo feminino.
Palavras-chave
Atividade Física; Adolescente; Avaliação em Saúde.
|
|
en |
PHYSICAL ACTIVITY LEVEL OF STUDENTS OF A PUBLIC SCHOOL IN A CITY OF RIO GRANDE DO SUL
Dresch, Franciele; Bertoli, Josefina; Silva, José Raphael Leandro Costa; Frutuoso, Anderson Simas & Freitas, Cíntia de la Rocha
Abstract
Objective: To diagnose the level of physical activity of 15-18-year-old students of a public
school in a city of the state of Rio Grande do Sul, Southern Brazil. Methods: This is a
quantitative cross-sectional study. The short version of the International Physical Activity
Questionnaire (IPAQ) was used. The level of physical activity was compared between female
and male students using the Mann-Whitney test. Kruskal-Wallis Test was used to compare
same-sex individuals at different ages. All the analyses used a significance level of 0.05.
Results: It was observed that 57.5% (n = 309) of the students were active, 26.3% (n = 141)
moderately active and 16.2% (n = 87) inactive, with a higher level of physical activity among
male adolescents. It could be found that 59.6% (n = 136) of the boys and 56% (n = 176) of
the girls were classified as vigorously active. Activities such as walking are carried out more
frequently (5.36 days / week) if compared with the moderate (3.74 days / week) and vigorous
activities (2.06 days / week). Conclusion:There was a higher prevalence of individuals
classified as vigorously active followed by moderately active and extremely inactive. Male
adolescents are more active than their female peers.
Keywords
Physical Activity; Adolescent; Assessment in Health
|
|
es |
Nivel de actividad fisica de escolares de la red pública de enseñanza en un municipio de Rio Grande de Sul
Dresch, Franciele; Bertoli, Josefina; Silva, José Raphael Leandro Costa; Frutuoso, Anderson Simas & Freitas, Cíntia de la Rocha
Resumen
Objetivo: Diagnosticar el nivel de actividad física de escolares entre los 15 y 18 años de la
red pública de enseñanza de un municipio de Rio Grande de Sul, Brasil. Métodos: Estudio
cuantitativo del tipo trasversal. Se aplicó la versión corta del Cuestionario Internacional de
Actividad Física (IPAQ). Se comparó el nivel de actividad física entre los sujetos del sexo femenino y masculino a través de la prueba de Mann-Whitney.
Para la comparación entre sujetos del mismo sexo y distintas
edades fue utilizada la prueba de Kruskal-Wallis. Se adoptó para
todos los análisis el nivel de significancia de 0,05. Resultados:
Se observó que el 57,5% (n=309) de los sujetos eran activos;
el 26,3% (n=141), moderadamente activos; y el 16,2% (n=87),
inactivos, siendo el nivel de actividad física estadísticamente
superior en adolescentes del sexo masculino. Se verifico que el
59,6% (n=136) de eses y el 56% (n=176) de las adolescentes se
clasificaron como muy activos. Actividades como caminata son
realizadas con mayor frecuencia semanal (5,36 días/semana)
cuando comparadas a las actividades de intensidad moderada
(3,74 días/semana) y vigorosa (2,06 días/semana). Conclusión:
Hubo mayor ocurrencia de sujetos clasificados como muy
activos, seguidos de los suficientemente activos y por último
los insuficientemente activos. Los sujetos del sexo masculino
demostraron estar físicamente más activos que los del sexo
femenino.
Palabras-clave
Actividad Motora; Adolescente; Evaluación en Salud
|
|
© Copyright 2013 - Brazilian Journal in Health Promotion Alternative site location: http://ojs.unifor.br/index.php/rbps
|
|