Objetivo: Analisar o processo de cooperação entre os agentes de endemia e a escola em
áreas favoráveis à reprodução do vetor da dengue em domicílios.
Métodos: A pesquisa,
exploratória e descritiva, caracterizou-se por uma abordagem quantitativa e qualitativa.
Os dados foram obtidos por meio de três visitas a 93 domicílios de estudantes do ensino
fundamental de uma escola pública em Teófilo Otoni-MG. As visitas ocorreram com
intervalos de 30 dias, por meio da cooperação entre agentes de endemias e pesquisadores
orientados por uma lista de verificação para identificação de possíveis criadouros do
mosquito
Aedes aegypti
. Após a primeira visita, realizou-se uma ação educativa na escola
visando fomentar o debate acerca da prevenção da dengue e controle do vetor. Duas visitas
posteriores foram realizadas para verificar possíveis mudanças no ambiente domiciliar. Após
as visitas, entrevistas com os agentes de endemias buscaram identificar suas percepções
quanto à participação no processo de investigação.
Resultados: Na primeira visita, em 83
(89,3%) casas havia presença de algum recipiente propício à reprodução do vetor da dengue.
Após o desenvolvimento de ações educativas, na segunda e terceira visitas, o número de
casas com criadouros potenciais diminuiu para 65 (70,0%) e 63 (68,0%), respectivamente,
indicando o potencial dessas atividades para o controle do vetor da doença.
Conclusão: O
estudo demonstra o potencial de ações educativas de cooperação entre agentes de endemia e
escolas do ensino básico, viabilizando a intersetorialidade na prevenção da dengue.