Objetivo: Analisar o processo de cooperação entre os agentes de endemia e a escola em áreas
favoráveis à reprodução do vetor da dengue em domicílios.
Métodos: A pesquisa, exploratória
e descritiva, caracterizou-se por uma abordagem quantitativa e qualitativa. Os dados foram
obtidos por meio de três visitas a 93 domicílios de estudantes do ensino fundamental de uma
escola pública em Teófilo Otoni-MG. As visitas ocorreram com intervalos de 30 dias, por
meio da cooperação entre agentes de endemias e pesquisadores orientados por uma lista de
verificação para identificação de possíveis criadouros do mosquito
Aedes aegypti
. Após a
primeira visita, realizou-se uma ação educativa na escola visando fomentar o debate acerca
da prevenção da dengue e controle do vetor. Duas visitas posteriores foram realizadas para
verificar possíveis mudanças no ambiente domiciliar. Após as visitas, entrevistas com os
agentes de endemias buscaram identificar suas percepções quanto à participação no processo
de investigação.
Resultados: Na primeira visita, em 83 (89,3%) casas havia presença de
algum recipiente propício à reprodução do vetor da dengue. Após o desenvolvimento de
ações educativas, na segunda e terceira visitas, o número de casas com criadouros potenciais
diminuiu para 65 (70,0%) e 63 (68,0%), respectivamente, indicando o potencial dessas
atividades para o controle do vetor da doença.
Conclusão: O estudo demonstra o potencial
de ações educativas de cooperação entre agentes de endemia e escolas do ensino básico,
viabilizando a intersetorialidade na prevenção da dengue.