|
Brazilian Journal in Health Promotion
Fortaleza University
ISSN: 1806-1222 EISSN: 1806-1222
Vol. 27, No. 3, 2014, pp. 319-327
|
Bioline Code: bh14085
Full paper language: English
Document type: Research Article
Document available free of charge
|
|
Brazilian Journal in Health Promotion, Vol. 27, No. 3, 2014, pp. 319-327
pt |
Ensino de hábitos posturais em crianças: história em quadrinhos versus teatro de fantoches
Cardoso, Ana Richelly Nunes Rocha; de Vasconcelos, Thiago Brasileiro; Josino, Jeanne Batista & Arcanjo, Giselle Notini
Resumo
Objetivo: Comparar a efetividade das histórias em quadrinhos e do teatro de fantoches
na aprendizagem de hábitos posturais em crianças na idade escolar. Métodos: Estudo de
campo, de caráter longitudinal e quantitativo, realizado em uma escola privada localizada
no município de Caucaia-CE-Brasil, durante o período de fevereiro a novembro de 2012.
Os alunos foram divididos igualmente, de forma aleatória, em dois grupos: Grupo A, no
qual as crianças receberam informações através da utilização da história em quadrinhos; e
Grupo B, no qual as crianças receberam informações através da apresentação de um teatro de
fantoches. As avaliações ocorreram em dois momentos: antes e 2 meses após as intervenções
educativas. As variáveis estudadas foram a avaliação da postura corporal e o conhecimento
dos hábitos posturais corretos. Resultados: Participaram do estudo 52 crianças de ambos os
gêneros. Observamos que tanto as crianças do Grupo A como as do Grupo B aprenderam sobre
os hábitos posturais corretos. No Grupo A, apenas 23% (n=6) tiveram alguma dificuldade no
entendimento das imagens e 58% (n=15) afirmaram que melhoraram a forma de andar e
sentar. No Grupo B, 12% (n=13) relataram que tiveram alguma dificuldade no entendimento
da linguagem e 50% (n=13) que melhoraram a forma de andar e sentar. Conclusão: Os
achados deste estudo revelaram que as duas formas de estratégia mostraram-se efetivas para
ensinar e fixar conceitos sobre os hábitos posturais corretos.
Palavras-chave
Educação em Saúde; Postura; Prevenção Primária
|
|
en |
POSTURAL EDUCATION IN CHILDREN: COMICS VERSUS PUPPET THEATRE
Cardoso, Ana Richelly Nunes Rocha; de Vasconcelos, Thiago Brasileiro; Josino, Jeanne Batista & Arcanjo, Giselle Notini
Abstract
Objective: To compare the effectiveness of comics and puppet theatre in postural education
in school-age children. Methods: Field study of longitudinal and quantitative approach,
carried out in a private school located in the city of Caucaia, Ceará, Brazil, in the period
from February to November 2012. The students were equally divided, at random, into
two groups: Group A, in which the children received information with use of comics; and
Group B, in which the children received information through a puppet theatre presentation.
The evaluation occurred at two moments: prior to and two months after the educational
interventions. The studied variables were the body posture assessment and the knowledge
of correct postural habits. Results: The study comprised 52 children of both genders. It
was observed that children of both group A and group B learned about the correct postural
habits. In Group A, only 23% (n=6) had some difficulty in understanding the images and 58%
(n=15) said they improved their way of walking and sitting. In group B, 12% (n=3) reported
some difficulty in understanding the language and 50% (n=13) stated they improved their
way of walking and sitting. Conclusion: The findings of this study revealed that the two forms
of strategies were effective for teaching and retaining concepts on correct postural habits.
Keywords
Health Education; Posture; Primary Prevention
|
|
es |
Enseñanza de los hábitos posturales en niños: historietas versus teatro de marionetas
Cardoso, Ana Richelly Nunes Rocha; de Vasconcelos, Thiago Brasileiro; Josino, Jeanne Batista & Arcanjo, Giselle Notini
Resumen
Objetivo: Comparar la eficacia de las estrategias de las
historietas versus teatro de marionetas en el aprendizaje de hábitos
posturales en los niños en edad escolar. Métodos: Estudio de
campo de carácter intervencionista y longitudinal con el análisis
cuantitativo de los resultados realizados en una escuela privada
situada en el municipio de Caucaia-CE-Brasil durante el periodo
de febrero a noviembre de 2012. Los estudiantes se dividieron
por igual en dos grupos: grupo A en el que los niños recibieron
información a través de la utilización de historietas y los niños del
grupo B que recibieron información a través de la presentación
de un teatro de marionetas. Las evaluaciones se dieron en dos
momentos: antes y dos meses después de las intervenciones
educativas. Las variables estudiadas fueron la evaluación de
la postura corporal y el conocimiento de los hábitos posturales
correctos. Resultados: El estudio incluyó a 52 niños de ambos
sexos, se observó que los niños de los grupos A y B aprendieron
acerca de los hábitos posturales correctos. En el grupo A el 23%
(n=6) tuvieron dificultad en la comprensión de las imágenes
y el 58% (n=15) indicaron que mejoró la forma de caminar y
sentarse correctamente. En el grupo B, el 12% (n=3) dijeron que
tenían dificultad en la comprensión del lenguaje y el 50% (n=13)
relató mejora de la forma de caminar y sentarse correctamente.
Conclusión: Los hallazgos de este estudio mostraron que los dos
tipos de estrategias son eficaces en el sentido de los conceptos de
enseñanza y establecimiento de hábitos posturales correctos.
Palabras-clave
Educación en Salud; Postura; Prevención Primaria
|
|
© Copyright 2014 - Brazilian Journal in Health Promotion Alternative site location: http://ojs.unifor.br/index.php/rbps
|
|