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Brazilian Journal in Health Promotion
Fortaleza University
ISSN: 1806-1222
EISSN: 1806-1222
Vol. 27, No. 3, 2014, pp. 389-397
Bioline Code: bh14103
Full paper language: Portuguese
Document type: Research Article
Document available free of charge

Brazilian Journal in Health Promotion, Vol. 27, No. 3, 2014, pp. 389-397

 pt COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DESENVOLVIDAS POR COORDENADORES DE CENTROS DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Sales, Nayane Coelho; da Silva, Marcelo Gurgel Carlos & Pinto, Francisco José Maia

Resumo

Objetivo: Descrever o perfil dos coordenadores dos Centros de Saúde da Família (CSF) de Fortaleza-CE e a frequência do desenvolvimento das competências essenciais na gerência de seus serviços. Método: Estudo quantitativo, descritivo e analítico, realizado nos CSF de Fortaleza-CE, em 2012, com amostra composta por 30 CSF do município. Entrevistaramse os coordenadores dos CSF e seus supervisores, além dos chefes de Distrito de Saúde (DS) das Secretarias Executivas Regionais (SER). Aplicou-se um questionário junto aos coordenadores referente a perfil epidemiológico, experiências profissionais anteriores, formação acadêmica e caracterização do vínculo empregatício. Por meio de uma escala, identificaram-se as competências e atividades desenvolvidas pela gerência: habilidades e atribuições. Aos chefes de DS, aplicou-se um recorte do questionário, e o teste Kappa identificou a concordância entre a frequência do relatado pelos chefes e os coordenadores. Resultados: Encontrou-se o perfil dos coordenadores formado por mulheres (n=25; 83%), com mais de 45 anos (n=19; 63,3%), graduadas em Enfermagem (n=12; 40%) e especialistas (n=18; 60%), com experiência anterior em área administrativa (n=20; 66,7%). As competências mais frequentes foram: tecnologias leves (n=20; 63,3%), gerência de materiais (n=24; 80%), aceitar diferenças (n=25; 83,3%) e trabalho em equipe (n=25; 83,3%). Não houve concordância (k=-0,418; p=0,014< 0,05) entre chefes e coordenadores. Conclusão: O perfil de coordenadores foi representado por mulheres com experiência anterior em atividades administrativas, capacitadas por meio de cursos de pós-graduação. Identificouse alta frequência no desenvolvimento da maioria das competências essenciais, porém, a avaliação dos chefes de DS esteve abaixo do esperado.

Palavras-chave
Avaliação de Serviços de Saúde; Atenção Primária à Saúde; Administração de Serviços de Saúde

 
 en Core competencies developed by managers of family health centers
Sales, Nayane Coelho; da Silva, Marcelo Gurgel Carlos & Pinto, Francisco José Maia

Abstract

Objective: To describe the profile of Family Health Center (FHC) managers in Fortaleza, Ceara, Brazil, and the frequency of core competencies development in the management of their services. Method: Quantitative, descriptive and analytical study performed in Fortaleza, Ceara, in 2012, with sample consisting of 30 FHC. The FHC managers and the chiefs of Health Districts (HD) of the Regional Executive Secretariats (RES) were interviewed. The questionnaire applied to the managers regarded the epidemiological profile, previous professional experience, academic background, and characterization of employment relationship. Through a scale, the competences and activities developed by the managers were identified: skills and attributions. The HD chiefs answered a questionnaire clipping, and the Kappa test identified the correlation between the frequency of what was reported by the managers and the chiefs. Results: The managers’ profile was composed by a majority of women (n=25; 83%), above 45 years of age (n=19; 63.3%), nursing graduate (n=12; 40%) and postgraduate (n=18; 60%), with previous experience in the administrative area (n=20; 66.7%). The most common competencies were: light technologies (n=20; 63.3%), materials management (n=24; 80%), accepting differences (n=25; 83.3%) and teamwork (n=25; 83.3%). There was not agreement (k=-0.418; p=0.014< 0.05) between chiefs and managers. Conclusion: The managers’ profile was represented by women with previous experience in the administrative area, qualified by postgraduate programs. A high frequency in the development of the majority of the core competencies was identified, although the assessment of the chiefs has resulted below expectations.

Keywords
Health Services Evaluation; Primary Health Care,; Health Services Management

 
 es Competencias esenciales desarrolladas por coordinadores de centros de salud de la familia
Sales, Nayane Coelho; da Silva, Marcelo Gurgel Carlos & Pinto, Francisco José Maia

Resumen

Objetivo:Describir el perfil de los coordinadores de los Centros de Salud de la Familia (CSF) de Fortaleza-CE y la frecuencia del desarrollo de las competencias esenciales para la gerencia de sus servicios.Métodos:Estudio cuantitativo, descriptivo y analítico realizado en los CSF de Fortaleza-CE, en 2012, con una muestra de 30 CSF del municipio. Se entrevistó a los coordinadores de los CSF y sus supervisores y los jefes de Distrito de Salud (DS) de las Secretarias Ejecutivas Regionales (SER). Se aplicó un cuestionario a los coordinadores sobre el perfil epidemiológico, las experiencias profesionales previas, la formación académica y la caracterización del vínculo de empleo. A través de una escala se identificaron las competencias y actividades desarrolladas por la gerencia: habilidades e atribuciones. Se aplicó un recorte del cuestionario a los jefes de DS y la prueba de Kappa identificó la concordancia entre la frecuencia de lo que fue relatado por los jefes y coordinadores.Resultados:El perfil de los coordinadores fue de mujeres (n=25; 83%) con más de 45 años (n=19; 63,3%), enfermeras (n=12; 40%), especialistas (n=18; 60%) y con experiencia previa en el área administrativo (n=20; 66,7%). Las competencias más frecuentes fueron: tecnologías leves (n=20; 63,3%), gerencia de materiales (n=24; 80%), aceptación de las diferencias (n=25; 83,3%) y trabajo en equipo (n=25; 83,3%). No hubo concordancia (k=-0,418; p=0,014<0,05) entre los jefes y coordinadores.Conclusión:El perfil de los coordinadores fue representado por mujeres con experiencia previa en actividades administrativas, capacitadas a través de cursos de pos-grado. Se identificó frecuencia elevada en el desarrollo de la mayoría de las competencias esenciales, sin embargo, la evaluación de los jefes de DS estuvo abajo del esperado.

Palabras-clave
Evaluación de Servicios de Salud; Atención Primaria de Salud; Administración de los Servicios de Salud.

 
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