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Brazilian Journal in Health Promotion
Fortaleza University
ISSN: 1806-1222 EISSN: 1806-1222
Vol. 27, No. 3, 2014, pp. 389-397
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Bioline Code: bh14103
Full paper language: Portuguese
Document type: Research Article
Document available free of charge
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Brazilian Journal in Health Promotion, Vol. 27, No. 3, 2014, pp. 389-397
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COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DESENVOLVIDAS POR COORDENADORES DE CENTROS DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Sales, Nayane Coelho; da Silva, Marcelo Gurgel Carlos & Pinto, Francisco José Maia
Resumo
Objetivo: Descrever o perfil dos coordenadores dos Centros de Saúde da Família (CSF) de
Fortaleza-CE e a frequência do desenvolvimento das competências essenciais na gerência
de seus serviços. Método: Estudo quantitativo, descritivo e analítico, realizado nos CSF de
Fortaleza-CE, em 2012, com amostra composta por 30 CSF do município. Entrevistaramse
os coordenadores dos CSF e seus supervisores, além dos chefes de Distrito de Saúde
(DS) das Secretarias Executivas Regionais (SER). Aplicou-se um questionário junto aos
coordenadores referente a perfil epidemiológico, experiências profissionais anteriores,
formação acadêmica e caracterização do vínculo empregatício. Por meio de uma escala,
identificaram-se as competências e atividades desenvolvidas pela gerência: habilidades
e atribuições. Aos chefes de DS, aplicou-se um recorte do questionário, e o teste Kappa
identificou a concordância entre a frequência do relatado pelos chefes e os coordenadores.
Resultados: Encontrou-se o perfil dos coordenadores formado por mulheres (n=25; 83%),
com mais de 45 anos (n=19; 63,3%), graduadas em Enfermagem (n=12; 40%) e especialistas
(n=18; 60%), com experiência anterior em área administrativa (n=20; 66,7%). As
competências mais frequentes foram: tecnologias leves (n=20; 63,3%), gerência de materiais
(n=24; 80%), aceitar diferenças (n=25; 83,3%) e trabalho em equipe (n=25; 83,3%). Não
houve concordância (k=-0,418; p=0,014< 0,05) entre chefes e coordenadores. Conclusão:
O perfil de coordenadores foi representado por mulheres com experiência anterior em
atividades administrativas, capacitadas por meio de cursos de pós-graduação. Identificouse
alta frequência no desenvolvimento da maioria das competências essenciais, porém, a
avaliação dos chefes de DS esteve abaixo do esperado.
Palavras-chave
Avaliação de Serviços de Saúde; Atenção Primária à Saúde; Administração de Serviços de Saúde
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en |
Core competencies developed by managers of family health centers
Sales, Nayane Coelho; da Silva, Marcelo Gurgel Carlos & Pinto, Francisco José Maia
Abstract
Objective: To describe the profile of Family Health Center (FHC) managers in Fortaleza,
Ceara, Brazil, and the frequency of core competencies development in the management
of their services. Method: Quantitative, descriptive and analytical study performed in
Fortaleza, Ceara, in 2012, with sample consisting of 30 FHC. The FHC managers and
the chiefs of Health Districts (HD) of the Regional Executive Secretariats (RES) were
interviewed. The questionnaire applied to the managers regarded the epidemiological
profile, previous professional experience, academic background, and characterization of
employment relationship. Through a scale, the competences and activities developed by the
managers were identified: skills and attributions. The HD chiefs answered a questionnaire
clipping, and the Kappa test identified the correlation between the frequency of what was
reported by the managers and the chiefs. Results: The managers’ profile was composed by
a majority of women (n=25; 83%), above 45 years of age (n=19; 63.3%), nursing graduate
(n=12; 40%) and postgraduate (n=18; 60%), with previous experience in the administrative
area (n=20; 66.7%). The most common competencies were: light technologies (n=20;
63.3%), materials management (n=24; 80%), accepting differences (n=25; 83.3%) and teamwork (n=25; 83.3%). There was not agreement (k=-0.418;
p=0.014< 0.05) between chiefs and managers. Conclusion:
The managers’ profile was represented by women with previous
experience in the administrative area, qualified by postgraduate
programs. A high frequency in the development of the majority of
the core competencies was identified, although the assessment of
the chiefs has resulted below expectations.
Keywords
Health Services Evaluation; Primary Health Care,; Health Services Management
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es |
Competencias esenciales desarrolladas por coordinadores de centros de salud de la familia
Sales, Nayane Coelho; da Silva, Marcelo Gurgel Carlos & Pinto, Francisco José Maia
Resumen
Objetivo:Describir el perfil de los coordinadores de los Centros
de Salud de la Familia (CSF) de Fortaleza-CE y la frecuencia del
desarrollo de las competencias esenciales para la gerencia de sus
servicios.Métodos:Estudio cuantitativo, descriptivo y analítico
realizado en los CSF de Fortaleza-CE, en 2012, con una muestra
de 30 CSF del municipio. Se entrevistó a los coordinadores de
los CSF y sus supervisores y los jefes de Distrito de Salud (DS)
de las Secretarias Ejecutivas Regionales (SER). Se aplicó un
cuestionario a los coordinadores sobre el perfil epidemiológico,
las experiencias profesionales previas, la formación académica y
la caracterización del vínculo de empleo. A través de una escala
se identificaron las competencias y actividades desarrolladas por
la gerencia: habilidades e atribuciones. Se aplicó un recorte del
cuestionario a los jefes de DS y la prueba de Kappa identificó la
concordancia entre la frecuencia de lo que fue relatado por los
jefes y coordinadores.Resultados:El perfil de los coordinadores
fue de mujeres (n=25; 83%) con más de 45 años (n=19; 63,3%),
enfermeras (n=12; 40%), especialistas (n=18; 60%) y con
experiencia previa en el área administrativo (n=20; 66,7%). Las
competencias más frecuentes fueron: tecnologías leves (n=20;
63,3%), gerencia de materiales (n=24; 80%), aceptación de las
diferencias (n=25; 83,3%) y trabajo en equipo (n=25; 83,3%).
No hubo concordancia (k=-0,418; p=0,014<0,05) entre los jefes
y coordinadores.Conclusión:El perfil de los coordinadores fue
representado por mujeres con experiencia previa en actividades
administrativas, capacitadas a través de cursos de pos-grado. Se
identificó frecuencia elevada en el desarrollo de la mayoría de las
competencias esenciales, sin embargo, la evaluación de los jefes
de DS estuvo abajo del esperado.
Palabras-clave
Evaluación de Servicios de Salud; Atención Primaria de Salud; Administración de los Servicios de Salud.
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