search
for
 About Bioline  All Journals  Testimonials  Membership  News


Archivos Latinoamericanos de Produccion Animal
Asociacion Latinoamericana de Produccion Animal
ISSN: 1022-1301 EISSN: 2075-8359
Vol. 13, Num. 3, 2005, pp. 92-96
Archivos Latinoamericanos de Produccion Animal, Vol. 13, No. 3, 2005, pp. 92-96

Efeitos da suplementação alimentar de bezerros mestiços sobre o peso à desmama e taxa de prenhez de vacas multíparas Nelore

Effects of supplemental feeding of crossbred calves on their weaning weight and on pregnancy rate of their multiparous Nelore dams

J. de Araújo Marques1, F. Zawadzki, S. Ferreira Caldas Neto, A. Machado Groff, I. Nunes do Prado2, R.E. da Silva.

Faculdade Estadual de Campo Mourão.R. Pernambuco, 1915, Centro. Paranavaí PR. Brasil
1Pesquisador do convênio IAPAR/EMATER-PR. E-mail: jmarques@iapar.br
2Universidade Estadual de Maringá (UEM). Programa de Pós Graduação em Zootecnia. Av. Colombo, 5790. CEP: 87.013-900. Maringá PR.  

Recibido Octubre 16, 2004.
Aceptado Julio 8, 2005.

Code Number: la05013

ABSTRACT.

This experiment used a simple random design with two treatments and 87 replicates, with the objective of evaluating the performance of crossbred calves (½ Nelore x ½ Red Angus) with or without supplemental concentrate feeding from birth to weaning and also the effect on subsequent reproductive efficiency of the dams during a 210-d period. The animals grazed stargrass (Cynodon nlemfuensis) and the concentrate supplement was formulated with 20% CP and 70% TDN. Supplementation increased weaning weight by 9.4% over non-supplementation. No significant difference was observed between the two groups of dams in pregnancy rate, but those whose calves were supplemented showed 10.7% advantage in this criterion. Under the conditions of this experiment supplementation of calves promoted faster weight gain to weaning and tended to benefit the dams also.

Key words: Supplement, Fertility, Wean, Weight gain.

RESUMO.

Este experimento foi realizado utilizando um delineamento inteiramente casualizado, com dois tratamentos e 87 repetições, objetivando avaliar o desempenho de bezerros mestiços (½ Nelore x ½ Red Angus), suplementados ou não, do nascimento até a desmama e também a eficiência reprodutiva das vacas matrizes. O experimento teve duração de 210 dias, com os animais mantidos em pastagens de grama estrela (Cynodon nlemfuensis) e os bezerros suplementados com concentrado contendo 20% de proteína bruta (PB) e 70% de nutrientes digestíveis totais (NDT). O peso a desmama dos bezerros foi influenciado pela suplementação, sendo que os animais suplementados foram 9,4% mais pesados que os animais não suplementados. As taxas de gestação não diferiram significativamente, apesar de ter havido um acréscimo de 10,7% no lote das vacas em que os bezerros foram suplementados. Nas condições deste experimento, o uso de suplementação para os bezerros melhora o peso a desmama dos mesmos.

Palavras-chave: Amamentação, Desmame, Fertilidade, Ganho em Peso.

Introdução

Observa-se, na pecuária brasileira, baixos índices reprodutivos, associados a diversos fatores, entre eles a presença do bezerro mamando. A freqüência, intensidade e duração da amamentação são os principais responsáveis pelo anestro pós-parto em animais que não apresentam deficiências nutricionais. A eficiência reprodutiva de vacas depende, em grande parte, do pronto restabelecimento da atividade ovariana pós-parto. A amamentação freqüente, induz estímulos neuro-hormonais, capazes de reduzir a produção de GnRH e suprimir concentrações de LH, acarretando a supressão da ovulação (Williams, 1990).

Têm sido desenvolvidos técnicas com objetivo de estimular o sistema reprodutivo de vacas no puerpério, como uso de hormônios, desmame precoce e interrompido e suplementação de bezerros. A maioria destas técnicas visa a parada ou diminuição da produção de leite e da ausência da sucção do teto pelo bezerro (Quesada et al., 2001). A remoção dos bezerros, ativa o eixo hipotálamo-hipofisário, causando incremento das concentrações de LH, com conseqüente melhoria no desempenho reprodutivo desses animais (Simeone e Lobato, 1996).

De acordo com o ANUALPEC (2003), no estágio atual da pecuária brasileira, de baixo índice reprodutivo, pouco acima de 50%, é necessário dar importância ao aumento do número de bezerros desmamados por vaca. No entanto, ao ser intensificado o sistema de produção, o maior peso a desmama torna-se fundamental. A suplementação exclusiva para a categoria, proporciona bezerros mais pesados a desmama, além de proporcionar descanso às matrizes (Brito et al., 2002).

A fase de criação do bezerro até a desmama deve ser muito bem explorada, pois é o período da produção que se torna mais rentável para o pecuarista, visto que nesta fase de vida o bezerro apresenta a maior conversão alimentar (Silveira et al., 2001). Este período é de grande importância na atividade pecuária, pois do nascimento ao desmame o animal pode alcançar ou até superar 50,0 % do seu peso ao abate. Desta forma, é fundamental o uso de tecnologia, que permita aos bezerros o máximo ganho de peso na fase de amamentação, a fim de tornar o sistema mais econômico, além de encurtar o tempo necessário ao acabamento. É importante também resaltar que com a suplementação alimentar os bezerros tornam-se ruminantes mais cedo, reduzindo o estresse da desmama.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a suplementação de bezerros de corte mestiços (½ Nelore x ½ Red Angus) sobre o desempenho até a desmama e nas taxas de gestação das matrizes Nelore.

Material e Métodos

O experimento foi realizado na Fazenda Conceição pertencente a Pinduca Indústria de Alimentos Ltda., situada no Município de Araruna, noroeste do Paraná.

Foram utilizadas 174 vacas Nelore multíparas identificadas no mês de maio de 2002. Posteriormente, antes do início da estação de parição, foram separadas, ao acaso, em dois grupos, sobre os quais foram aplicados dois tratamentos:

Suplementados (SUP): Composto por 87 vacas Nelore com seus respectivos bezerros mestiços ½ Nelore x ½ Red Angus suplementados, que receberam ração à vontade, a partir do nascimento até a desmama (sete meses), no cocho privativo; não suplementados (NSU): Composto por 87 vacas Nelore com seus respectivos bezerros mestiços ½ Nelore x ½ Red Angus não-suplementados.

Os animais foram mantidos numa área de 120 ha de grama estrela (Cynodon nlemfuensis), dividida em 12 piquetes de dez há cada, nos quais os animais, divididos em dois lotes, pastejavam todos os piquetes, em tempos diferentes. Os piquetes foram manejados no sistema rotacionado, com seis dias de ocupação e 30 dias de descanso, perfazendo 36 dias de ciclo de pastejo. A área apresentava praça de alimentação central, a qual foi dividida em duas, para que os dois grupos de animais tivessem acesso, ao mesmo tempo, a referida praça. Numa dessas divisões foi colocado um cocho com acesso privativo para os bezerros.

O experimento teve início em 15 de outubro de 2002, época em que se iniciou a estação de parição, e se estendeu até 15 de maio de 2003, correspondendo a um período de 210 dias. Ao final deste período fez-se a desmama e o diagnóstico de gestação.

Os bezerros foram pesados ao nascer e ao desmame. Os mesmos tiveram livre acesso, durante este período, a uma ração cuja composição química e percentual pode ser observada no Quadro 1.

As estimativas da disponibilidade de forragem foram realizadas a cada 28 dias, pelo método de dupla amostragem, descrito por Wilm et al. (1994). Para a avaliação dos teores de matéria seca (MS) foram coletadas três amostras de cada piquete no dia da entrada dos animais. As amostras foram pesadas, acondicionadas em sacos plásticos, identificadas por período e tratamento e congeladas, sendo, posteriormente, analisadas no Laboratório de Bromatologia do Integrado Colégio e Faculdade de Campo Mourão, Paraná.

Parte destas amostras foi utilizada para fazer a separação botânica e avaliar a disponibilidade de folhas verdes, colmo e material morto. A determinação da MS foi realizada utilizando a metodologia descrita por Silva (1990).

O delineamento experimental, para as variáveis ligadas ao bezerro, foi inteiramente casualizado com dois tratamentos e 87 repetições. Os dados de peso ao nascimento e a desmama e ganho de peso diário foram submetidos a análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey, ao nível de 5% de significância, utilizando-se o programa SAEG (1997), conforme modelo descrito abaixo.

Yij = µ + Ti + eij

Em que:

Yij = é a observação do animal j que recebeu o tratamento i;
µ = é a constante comum a todas as observações;

Quadro 1. Composição percentual (%/MS) e química (%/MS) da ração concentrada utilizada 
    % MS
Ingredientes MS PB MO FDN FDA NDT % ração
Farelo de soja 89,6 51,4 95,1 13,7 10,1 84,0 22,2
Milho 88,6 10,8 98,9 12,1 4,1 85,0 75,8
Calcário Calcítico 95,0 - - - - - 0,5
Suplemento Vitamínico 95,0 - - - - - 1,0
Sal Mineral# 95,0 - - - - - 0,5

# Níveis de garantia por kg de sal mineral: 194g Ca, 90g P, 20g S, 15g Mg, 784mg Fe, 560mg Mn, 800mg Cu, 84mg Co, 50mg I, 18mg Se, 2.920mg Zn, 111g Na, 650mg Fl, 18mg Se.
Ti = é o efeito do tratamento i, sendo i = 1;2;
eij = é o erro aleatório associado a cada observação Yij
Já a análise dos dados relacionados as matrizes, estes foram submetidos ao qui quadrado (c2).

Resultados e Discussão

Conforme as avaliações da disponibilidade da forragem, a oferta de matéria seca de folhas verdes (MSFV) foi de 5.438 kg MSFV/ha. Esse valor foi a média do período experimental (outubro a maio), sendo considerada adequada e semelhante para ambos os tratamentos, visto que os animais pastejavam na mesma área em períodos diferentes.

O Quadro 2 apresenta os pesos inicial e final dos bezerros que receberam ou não suplementação, bem como, o ganho de peso que os animais obtiveram no período.

Números seguidos por letras diferentes, no mesmo item avaliado, diferem significativamente pelo teste de Tukey ao nível de 5%.

Os bezerros que receberam a suplementação alimentar apresentaram na desmama um desempenho superior (P<0,05) quando comparado com aqueles que não foram suplementados (SUP = 210,0 contra NSU = 192,0 kg). Os bezerros do tratamento SUP obtiveram um acréscimo de 18,0 kg no peso a desmama quando comparados aos bezerros do tratamento NSU (Quadro 2).

Na avaliação do desempenho dos dois grupos de bezerros, observa-se que o grupo SUP teve um ganho de 850,0 g/dia, ao passo que o NSU obteve 766,0 g/dia, equivalendo a 10,9 pontos percentuais. Esta diferença em favor do SUP ocorreu em função de um consumo médio de 600,0 g/dia de ração ao custo, em reais, de R$ 0,20/kg, sendo o custo da alimentação inferior ao valor do acréscimo em ganho em peso do período, pois à época, o preço do bezerro estava em R$ 1,50/kg.

Este melhor desempenho está associado ao maior aporte energético oriundo da suplementação, pois, a quantidade de leite é insuficiente para atender os requisitos energéticos para ganho de peso dos bezerros após o primeiro mês de lactação. De acordo com Silva (2000), o leite possui 0,75 Mcal/kg e para suprir o requisito do bezerro no primeiro e no segundo meses de vida seriam necessários em torno de 4,4 e 6,8 kg de leite por dia, respectivamente. Para vacas de raças zebuínas seria muito difícil suprir totalmente, com o leite, o requisito de energia digestível necessário do segundo mês de vida em diante, já que, vacas Nelore atingem seu máximo de produção (4,7 L/dia) nos primeiros 30 dias de lactação, permanecendo estável até os 90 dias, quando de clina rapidamente até atingir a média diária de 2,7 L aos cinco meses (Valle et al., 1996). Assim, torna-se importante a suplementação alimentar para os bezerros no prédesmame.

Resultados semelhantes foram encontrados por Silveira et al. (2001) que, trabalhando com bezerros mestiços ½ Nelore x ½ Simental desmamados aos cinco meses, obtiveram peso 10,5% superior para os animais que receberam suplementação. Tarr et al. (1994), realizando trabalho semelhante, alcançaram índices bem superiores com animais Angus e Hereford suplementados. No entanto, Pacola et al. (1989), trabalhando com bezerros Nelores, obtiveram uma diferença de 7,2% a favor de animais suplementados contra os não suplementados.

Furlan et al. (1994), citados por Silveira (1995), demonstraram que a utilização de suplementação propiciou um peso à desmama de 236,0 kg para animais mestiços ½ Nelore x ½ Simental, contra 219,0 kg para animais não suplementados, valores estes supereriores aos encontrados neste trabalho. No entanto, valores inferiores para o peso à desmama foram observados por Nogueira et al. (2001), quando avaliaram bezerros Nelore suplementados ou não (163,0 kg e 155,0 kg) respectivamente, o que corresponde a 5,3 pontos percentuais. Isto, possivelmente, tenha ocorrido por terem trabalhado com animais puros (Nelore), tendo em vista que o consumo de ração foi semelhante (0.6 kg/cabeça dia).

No Quadro 3 são apresentados os resultados de desempenho reprodutivo das vacas que tiveram ou não seus bezerros suplementados, bem como, a percentagem de prenhez de cada tratamento.

Embora pelo teste do c2 não tenha ocorrido diferença entre os tratamentos. No diagnóstico de gestação, as vacas que tiveram seus bezerros suplementados (SUP = 81,0 vacas prenhes) apresentaram um acréscimo, numérico e percentual, na taxa de gestação, quando comparado com as vacas que não tiveram seus bezerros suplementados (NSU = 73 vacas prenhes), ou seja, 93,0% contra 84,0%, respectivamente, conforme se observa no Quadro 3.

Isso, provavelmente, ocorreu devido a menor intensidade de amamentação realizada por estas fêmeas, enquanto que as demais vacas que estavam sob o tratamento NSU, apresentaram maior supressão da atividade ovariana durante o período pós-parto, causada pelo estímulo da sucção das tetas pelo bezerro, havendo uma supressão da liberação pulsátil de LH pela hipófise e / ou a hipófise não respondeu adequadamente ao estímulo do GnRH (Spitzer et al., 1995).

Quadro 2. Peso vivo inicial (PVI), peso vivo final (PVF) e ganho de peso diário (GMD) dos bezerros com ou sem suplementação 
VaVariável Variáveis Sem Suplementação Com suplementação % de Diferença *C.V. %
PVI (kg) 31,2a 31,8a 1,9 8,2
PVF (kg) 192,0b 210,0a 9,4 3,3
GMD (g) 766,0b 850,0a 10,9 3,7

* Coeficiente de variação * Coefficient variation

Quadro 3. Número de vacas por tratamento, número de vacas prenhez e percentagem de prenhez das vacas que tiveram suplementados (SUP) ou não (NSP) seus bezerros 
Parâmetros SUP NSP Diferença (%)
Número de vacas 87,0 87,0 0,0
Número de vacas prenhes 81,0 73,0 10,0
% de vacas prenhes 93,0 84,0 10,7

Estes resultados são concordantes com os de Silveira et al. (2001), que trabalhando com vacas Nelore com seus bezerros recebendo ou não suplementação, observaram uma percentagem de prenhez de 8,9% superior para as vacas que tiveram seus filhos suplementados.

Bustamante et al. (1997) demonstraram que a amamentação de bezerros até dez meses de idade deprime a atividade reprodutiva das matrizes, corroborando com os dados obtidos no presente trabalho, pois as fêmeas cujos seus produtos não foram suplementados tiveram um desempenho 10,7 pontos percentuais inferior. Da mesma forma, Lobato et al. (2000) evidenciaram o quanto a lactação é desgastante para as vacas, como também, os efeitos desta nos índices reprodutivos, quando submeteram vacas ao desmame precoce (DP) aos 70 dias e desmame convencional (DC) aos 176 dias, observando 100,0% e 89,5% de prenhez, com intervalo entre parto de 359,6 e 381,6 dias respectivamente. Embora com elevado índice de repetição de prenhez (89,5%), o intervalo entre partos das vacas do tratamento DC teve um atraso de 16,6 dias em relação ao ideal de 365 dias.

A partir do momento em que os bezerros são suplementados, o leite materno e a pastagem deixam de ser as únicas fontes de nutrientes para estes animais, dessa forma a intensidade e a freqüência da amamentação serão reduzidas (Restle et al., 2001). Estes autores sugeriram que os nutrientes consumidos pelas vacas e utilizados para a produção de leite passaram a ser direcionados para o ganho em peso e incremento do seu estado corporal, refletindo no melhor desempenho reprodutivo, visto que o estado nutricional pré e pós-parto influencia as concentrações de LH na hipófise.

Fonseca et al. (1987), demonstraram que o número de amamentações diárias pode resultar em taxa de fertilidade diferenciada, uma vez que estes autores obtiveram taxas de prenhez superiores a 65,0% em vacas que amamentaram uma ou duas vezes ao dia, contra 40,0%, em média, para as que o fizeram indiscriminadamente (bezerro ao pé), supondo que vacas com cria ao pé amamentariam muitas vezes ao longo do dia. O que pode ser comprovado por Williams (1990), quando estudou o comportamento de mamada dos bezerros, e constatou que os mesmos procuram as mães, em média, oito vezes num período de 24 horas. Segundo este mesmo autor, aparentemente duas ou três mamadas diárias já seriam suficientes para atrasar o retorno da atividade ovariana no período pós-parto.

Rodríguez e Segura (1995), observaram que vacas que amamentaram uma vez ao dia, por um período de 30 dias, iniciando 30 dias pós-parto, apresentaram um aumento na taxa de concepção (90,0% contra 72,0% para o grupo controle). Enquanto que, Nogueira et al. (2001), trabalhando com vacas aneloradas com bezerros suplementados, obtiveram aumento na fertilidade de 13,0% em vacas primíparas quando comparadas com vacas que não tiveram seus bezerros suplementados. Os dados encontrados por Nogueira et al. (2001) foram bastante próximos aos do presente trabalho, apesar de terem trabalhado com primíparas, categoria que é mais afetada com a amamentação, uma vez que suas exigências nutricionais são maiores, pois devem atender, além da gestação e lactação, o crescimento. Desta forma, quando se retira ou diminui o efeito da lactação o seu desenvolvimento corporal e sua fertilidade são influenciadas positivamente.

Todas as informações supra citadas corroboram com os resultados do presente trabalho, pois, embora não tenha sido avaliada a quantidade de amamentação diária, pode-se inferir que as vacas do tratamento SUP amamentaram menos vezes ao dia, obtendo, assim, maior taxa de concepção (93,0% contra 84,0% para as vacas NSU), resultando num acréscimo de 10,7% na taxa de gestação para o grupo que teve seus bezerros suplementados.

Outros trabalhos já foram realizados com o intuito de reduzir a influência inibitória da mamada do bezerro. Restle et al. (2001), trabalhando com vacas Charolês e Nelore com bezerros desmamados aos três e sete meses, observaram que as vacas que tiveram seus bezerros desmamados precocemente apresentaram maiores percentagens de cio, prenhez e menor intervalo do parto ao primeiro cio pós-parto que as vacas do desmame tradicional. Da mesma forma, Almeida et al. (2002) obtiveram índices de prenhez superiores também para vacas com bezerros que sofreram desmame precoce. Dados como estes comprovam que a amamentação influencia, negativamente, o desempenho reprodutivo das vacas.

Além do efeito positivo na reprodução, o melhor estado corporal das vacas que possuem seus bezerros suplementados apresentam outras implicações importantes e de ordem prática na pecuária de corte. Em caso de vacas que não conseguirem conceber, as mesmas poderão ser vendidas para o abate, pois apresentarão bom estado corporal na entrada do inverno e, mesmo que não tenham atingido condições de abate, o período de terminação será reduzido (Pascoal e Vaz, 1997). Dessa forma, pode-se reduzir o custo de produção de vacas de descarte para o abate, por meio da adoção da suplementação de bezerros.

Segundo Restle et al. (2001), vacas com melhor condição corporal no início do inverno irão apresentar também melhor condição na primavera subseqüente, durante a época de parição. Vacas com melhor estado corporal ao parto propiciam melhores condições para a produção de leite e retorno da manifestação de cio. O que comprova que a prática da suplementação de bezerros não causa nas vacas somente efeitos positivos imediatos, mas também em longo prazo.

Conclusão

O peso a desmama de bezerros mestiços pode ser aumentado com utilização de alimentação suplementar. A suplementação para bezerros em áreas tropicais gera um acréscimo no peso a desmama para os animais e tende a melhorar a taxa de gestação das vacas, uma vez que suas exigências são diminuídas.

A prática de suplementação alimentar de bezerros é viável, desde que o preço da ração utilizada seja compatível economicamente.

Literatura Citada

  • Almeida, L.S.P., J.F.P. Lobato, F.S. Schenker. 2002. Data de desmame e desempenho reprodutivo de vacas de corte. Rer. Bras. Zoot. 31:1223-1229.
  • ANUALPEC. 2003. Anuário da pecuária brasileira. São Paulo: O Estado de São Paulo, 359p.
  • Brito, R.M., A.A.M. Sampaio, Cruz, G.M., G.M. Cruz, M.M. Alencar, P.F. Barbosa, R.T. Barbosa. 2002. Comparação dos sistemas de avaliação de dietas para bovinos no modelo de produção intensiva de carne. II Creep feeding. Rev. Bras. Zoot. 31:1002-1010 (suplemento).
  • Bustamante, R.B., F.A. Fonseca, C.A.A. Fontes, C.J.B. Espeschit, V.C. Cardoso. 1997. Efeito da condição corporal (CC) ao parto e amamentação na atividade ovariana pós-parto em vacas nelore. Rev. Bras. Zoot. 28:1090-1095.
  • Fonseca, V.O., V.J. Andrade, L.A. Chow, O.P. Lima. 1987. Efeito dos diferentes métodos de amamentação sobre as eficiências produtiva e reprodutiva de um rebanho bovino de corte. Arq. Bras. Med. Vet. e Zoot. 39:233-239.
  • Lobato, J.F.P, A. Müller, O.A.P. Neto, E.B. Osório. 2000. Efeitos da Idade a desmama dos bezerros sobre o desempenho reprodutivo de vacas de corte primíparas. Rev. Bras. Zoot. 29:2013-2018.
  • Nogueira, E., M.G. Morais, E.V. Costas e Silva, V.J. Andrade, A.T. Brito. 2001. Efeito da suplementação de bezerros em «creep feeding» sobre o peso e taxa de gestação de primíparas nelore com baixo escore corporal. Rev. Bras. Repr. Anim. 25:223-224.
  • Pacola, L.J., A.G. Razook, L.M.B. Neto. 1989. Suplementação de bezerros em cocho privativo. Bol. Ind. Anim. 46:167-172.
  • Pascoal, L.L., F.N. Vaz. 1997. Desmame precoce aos sessenta dias. In: Restle, J., I.L. Brondani, L.L. Pascoal et al. (Eds.) Técnicas avançadas na recria e engorda em bovines de corte. UFSM: Santa Maria. p.22.
  • Quesada, Y., M. Estrada, F. Cubero, F. Garca, C.S. Galina, R. Molina, A. Orihuela. 2001. A note on the effects of calf stimuli on the response of zebu cows to syncho-mate-B. Appl. Anim. Behavior Sci. 71:183-188.
  • Restle, J., R.Z. Vaz, D.C. Alves Filho, R.A.C. Bernasdes, L.L. Pascoal, D.B. Senna, V.A. Polli. 2001. Desempenho de vacas Charolês e Nelore desterneiradas aos três ou sete meses. Rev. Bras. Zoot. 30:499-507.
  • Rodríguez, R.O.L., C.V.M. Segura. 1995. Effect of once-daily suckling on postpartum reproduction in zebu-cross cows in the tropics. Anim. Reprod. Sci. 40:1-7.
  • Silva, F.F. 2000. Bezerro de corte: crescimento até a desmama, creep feeding e creep grazing. Cad. Técn. Vet. e Zoot. 33:47-52.
  • Silva, D.J. 1990. Análise de Alimentos: Métodos Químicos e Biológicos. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 165p.
  • Silveira, A. C., M. D. B. Arrigoni, H. N. Oliveira L.A.L. Chardulo, L.G.G. Silveira, C.L. Martins. 2001. Produção do Novilho Precoce. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 38, 2001, Piracicaba. Anais... Piracicaba: Sociedade Brasileira de Zootecnia.
  • Silveira, A.C. 1995. Sistema de produção de novilho precoce. In: Encontra Nacional Sobre Novilho Precoce, 1995. Campinas. Anais...Campinas: CATI, p.56.
  • Simeone, R.E., J.F.P. Lobato. 1996. Efeitos da lotação animal em campo nativo e do controle da amamentação no comportamento reprodutivo de vacas de corte primíparas. Revista Brasileira de Zootecnia, v.25, n.6, p.1216.
  • Spitzer, J.C., D.G. Morrisson, R.P. Wettemann L.C. Faulkner. 1995. Reproductive responses and calf bird and weaning weights as affected by body condition at parturition and postpartum weight gain in primíparas beef cows. J. Anim. Sci. 73:1251-1258.
  • Tarr, S.L., D.B. Faulkner, D.D. Buskirk, F.A. Ireland, D.F. Parrett, L.L. Berger. 1994. The value of creep feeding during the last 84, 56, or 28 days prior to weaning on growth performance of nursing calves grazing endophyte-infected tall fescues. J. Anim. Sci. 72:1084-1091.
  • SAEG 1997. Sistema de Análises Estatísticas e Genéticas.Versão 7.1. Universidade Federal de viçosa UFV. Viçosa, MG. (Manual do usuário). 150p.
  • Valle, E.R., R.O. Encarnação, L.R.L.S. Thiago. 1996. Métodos de desmama para aumento da eficiência reprodutiva de bovinos de corte. Campo Grande: Embrapa CNPGC, 23 p. 1996.
  • Williams, G.L. 1990. Suckling as a regulator of postpartum rebreeding in cattle: a review. J. Anim. Sci. 68:831-837.
  • Wilm, H. G, O. F. Costelo, G. E. Klipple. 1994. Estimating forage yield by the double sampling method. J. Amer. Soc. Agron. 36:194-201.

© 2005 ALPA. Arch. Latinoam. Prod. Anim.

Home Faq Resources Email Bioline
© Bioline International, 1989 - 2024, Site last up-dated on 01-Sep-2022.
Site created and maintained by the Reference Center on Environmental Information, CRIA, Brazil
System hosted by the Google Cloud Platform, GCP, Brazil