search
for
 About Bioline  All Journals  Testimonials  Membership  News


Archivos Latinoamericanos de Produccion Animal
Asociacion Latinoamericana de Produccion Animal
ISSN: 1022-1301 EISSN: 2075-8359
Vol. 16, Num. 3, 2008, pp. 143-155

Archivos Latinoamericanos de Produccion Animal, Vol. 16, No. 3, July-September, 2008, pp. 143-155

Original Article

Comparação diferencial dos benefícios em função dos preços e idade dos sistemas de uso-da-terra no distrito de José Crespo e Castillo, Peru

1 Universidade Nacional Agraria de la Selva de Tingo Maria - Perú; Doutorando em Agroecossistemas da Amazônia UFRA (PA), Brasil,
2 Universidade Federal Rural da Amazônia. Avenida Presidente Tancredo Neves, Nº 2501, Bairro: Terra Firme Cep: 66.077-530 Caixa Postal: 917. Belém-Pará-Brasil,

Correspondence Address: J Rios Alvarado Universidade Nacional Agraria de la Selva de Tingo Maria - Perú; Doutorando em Agroecossistemas da Amazônia UFRA (PA), Brasil jorial56@yahoo.es

Date of Submission: 04-Dec-2007
Date of Acceptance: 25-Jul-2008

Code Number: la08020

Abstract

The present work had the objective a distinguishing comparison of the benefist in function the age and the land use system in the district of José Crespo e Castillo. Avaliarom Ten the land use systems had been evaluated: cocaine, secondary forest system 12 years, and eigh is agroforestais system (AFS): SSP Echinochloa polystachya HBK and Paspalum conjugatum Berg, AFS cocoa Theobroma cacao L traditional and improved, citric Citrus sinensis L of 15 and 30 years, AFS pupunha Bactris gasipaes Kunth, coffee Coffea arabica L. The used methodology to evaluate carbon kidnapping was the indicated one for Arevalo, et al., (2003). The economic part if evaluated by means of the liquid present value (VPL), using regression. Comparing the benefits or utilities in function of the prices and ages of the systems it is observed that in case to implement these systems the benefits to store carbon increase tie 58%/ano in the systems with ages of 1 the 15 years to a minimum price of 6,75t/ano carbon US $ as línea base for payment for ambient services. Being between them the SAF pupunha, SAF coffee, cocaine. Systems of bigger age induce to the decrescimento of benefit of the storage of carbon and the economic value to it.

Keywords: Distinguishing comparison, Economic valuation, agroforestry system, present value eliminate, analyze of sencibilidade, tax return intern

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo a comparação das utilidades em função dos preços e idade dos sistemas de uso-da-terra (SUT) no distrito de José Crespo e Castillo. Avaliaram-se 10 SUT: coca, capoeira 12 anos, e oito sistemas agroflorestais (SAF): SSP Echinochloa polystachya BHK e Paspalum conjugatum Berg, SAF cítricos Citrus sinensis L 15 e 30 anos, cacau Theobroma cacao L melhorado e tradicional, SAF pupunha Bactris gasipaes Kunth, café Coffea arabica L. A metodologia usada para avaliar o armazenamento de carbono foi à indicada por Arévalo, et al., (2003). A parte econômica se avaliou mediante o valor presente líquido (VPL), utilizando-se regressão. Comparando os benefícios ou utilidades em função dos preços e idades dos sistemas observa-se que em caso de implementar esses sistemas os benefícios de armazenar carbono aumentam ate 58%/ano nos sistemas com idades de 1 a 15 anos a um preço mínimo de US $ 6,75t/ano de carbono como línea base para pagamento por serviços ambientais. Estando entre eles os SAF pupunha, SAF café, coca. Sistemas de maior idade induzem ao decrescimento do beneficio do armazenamento do carbono e o valor econômico.

Palavras chave:Comparação diferencial, valoração econômica, sistemas agroflorestais, valor presente liquido, analise de sencibilidade, taxa interna de retorno.

Introdução

Do ponto de vista ambiental e de conservação, a pobreza da maioria da população amazônica é preocupante, devido à pressão na expansão da fronteira agropecuária (agricultura migratória e pecuária extensiva) em busca de novas terras de cultivo com desmatamento desordenado para satisfazer a crescente demanda de alimentos e matérias primas, para consumo interno e para exportação, tendo como conseqüência uma serie de problemas ambientais, sociais e econômicos.

É importante pôr em funcionamento os mecanismos propostos pelo protocolo de Kyoto para o comércio de direitos de emissão, permitindo que os países desenvolvidos reduzam as emissões de gases do efeito estufa e compartilhe projetos conjuntos com países em desenvolvimento (Baldoceda, 2002). Para isso necessita-se de informação básica de armazenamento de carbono e de avaliações econômicas de diferentes sistemas de uso-da-terra que subsidiem a implementação de propostas para a solução dos problemas mencionados.

Os SAF proporcionam benefícios como aumento na produção e produtividade total do sistema, pela variedade de produção e serviços (alimento, lenha, postes, medicinais, sombra, madeiras diversas, frutos), pelo aumento da sustentabilidade, pela regulação do micro clima, pela oferta de sombra que reduz diretamente a radiação, quebra vento, barreira a doenças, controle de ervas daninhas e pragas, pela melhoria da fertilidade do solo com aumento da matéria orgânica, ciclagem de nutrientes, proporciona cobertura do solo, reduz impacto da chuva, aumenta a porosidade do solo, controle da erosão, decresce a necessidade de fertilizantes para cultivos anuais, controle de lixiviação (Yared, 2004).

Com a destruição das florestas não se perdem somente as árvores e os animais, mas também os benefícios proporcionados pela vegetação, aumentando a vulnerabilidade das populações humanas que induz ao corte ilegal da floresta, as atividades de extração florestal, mineral e petrolífera, agricultura migratória, plantio de coca e cultivos ilegais como papoula, coleção de flora, caça indiscriminada e biopirataria (WWF, 2005).

No campo agrícola e florestal são muitos os estudos realizados para avaliar SAF, com a finalidade de melhorar as condições socioeconômicas e ambientais dos produtores. Neste sentido, os SAF como seqüestradores e armazenadores de carbon adquire maior relevância (Aristizabal; Guerra, 2002). Os sistemas de uso da terra variam na capacidade de seqüestrar carbono, em função do tipo de manejo de culturas envolvidas, das espécies arbóreas e arbustivas, do clima, das zonas de vida e das condições dos solos.

O cultivo da folha de coca é um problema grande na Amazônia peruana pela forma de cultivo em declive pronunciado, que provoca alta erosão e degradação dos solos, além de contar com precipitações superiores aos 3000 mm (Rios et al., 2003; Rios; Menacho, 2000). Existem poucos estudos sobre o armazenamento de carbono no solo, na biomassa aérea e total em coca, em comparação com outros sistemas de uso da terra e não se conhece a relação do seqüestro de carbono com custos de produção, de modo a se ter uma melhor idéia das alternativas ecológicas, econômicas e sociais que permitam um manejo sustentável no tempo.

Existem quatro formas de cenários: como uma visão que imagina o futuro desejado, como uma projeção que considera o futuro previsto, como rumo que estabelece o futuro previsto, e como uma alternative para a análise dos períodos futuros (Wallenberg, 2000).

A conseqüência do cultivo da coca sobre o ambiente da Amazônia é de grande significado a nível local, regional e mundial, pelas alterações dos recursos naturais e do meio, pela demanda de pasta básica de cocaína nos paises industrializados, pelo consume interno de cocaína e outras drogas, etc (Dourogeani, 1990). Outro problema é a poluição das águas e solo no preparo da droga, já que os insumos como acido sulfúrico, carbonatos, querosene, cal e acetona são lançadas aos rios e igarapés, afetando a flora e fauna aquática e do solo (Rios et al., 2005).

O presente estudo objetivou a comparação diferencial das utilidades ou benefícios em função dos preços, das idades dos sistemas de uso-da-terra no distrito de José Crespo e Castillo, cujos resultados permitam as entidades do governo a elaboração de políticas públicas com respeito a pagamento por serviços ambientais, e como alternativa ao cultivo de coca.

Materiais e Métodos

1. Caracterização da área de Estudo

Os usos-da-terra estudados se localizam em cinco propriedades e duas instituições de pesquisa de José Crespo e Castillo, distrito com 2.829,67 km 2 , provincial de Leôncio Prado, departamento de Huanuco, Peru. Os locais dessas propriedades estão contidos nas seguintes coordenados UTM: eixo X entre 18L 360000 e 420000, eixo Y entre 8980000 e 9080000 da bacia média da margem direita do rio Huallaga em uma altitude de 540 manm. A umidade relativa média do ar é de 83,8%, a temperatura anual média de 26,0°C e a precipitação média anual de 4.000 mm. De acordo com o mapa ecológico do Peru, localiza-se em duas zonas de vida, floresta úmida tropical (bh-T) e floresta muito úmida pré-montanha tropical (bmh-PT), na Amazônia alta, conforme o Projeto Especial Alto Huallaga - PEAH (2002) [Figura 1].

Os solos da região são ácidos, pobres em nutrientes, alta saturação de alumínio; o relevo apresenta uma topografia ondulada e acidentada, colinas baixas e vales pequenos aptos para o desenvolvimento florestal e agropecuário (Rios et al., 2007).

Quanto à posse da terra, 78% dos produtores não têm título. Quanto ao uso-da-terra, 5,28% das areas trabalhadas são usados com monocultura, 7,74% com cultivos permanentes de ciclo longo, 2,28% com pastagens e 14,4% com floresta; 65,42% da área total são unidades de conservação e 4,34% são de corpos de água e zonas urbanas (Peah 2002).

A área de estudo passou por dois períodos de desmatamento, um antes da década de 70 liderado pela colonização com base na exploração madeireira e plantios de seringueira, banana, mandioca, café e cacau, orientados à economia de subsistência. Outro, depois da década de 70, mais intenso, com base na formação de pastagem e plantio ilícito de coca, este ultimo chegando a um incremento anual de 12,5% com práticas da agricultura migratória (INRENA, 1997). Os produtos comercializáveis mais importantes hoje são, gado de corte e de leite, café, cacau, milho, arroz, mamão, feijão, mandioca, banana, cítricos, frutas e coca.

Escolheu-se o distrito de José Crespo e Castillo para esta pesquisa por este apresentar maior quantidade de propriedades rurais com sistemas agroflorestais (SAF) com boas condições de se desenvolver pesquisas. Até o ano de 1989, funcionou nesse distrito a Estação Experimental Tulumayo, pertencente ao Instituto Nacional de Pesquisas Agropecuárias (INIA), onde foram desenvolvidos trabalhos com SAF. Esse instituto foi desativado por problemas de terrorismo, sendo que muito dos ex-trabalhadores compraram terras perto da Estação, onde estabeleceram SAF similares aos experimentais.

2. Métodos

As características e a história dos sistemas estudados foram levantadas junto aos donos das propriedades através de um questionário (Apêndice 1). Foram selecionados para o estudo dez usos-daterra, sendo oito sistemas agroflorestais, uma capoeira e um plantio de coca. A [Quadro 1a & b] resume as principais características desses usos-da-terra.

Os usos-da-terra foram grupados em três faixas etárias: de um a cinco anos (SAF café, SAF pupunha e SSP Echinochloa polystachya), de 12 a 15 anos (capoeira, SAF cítrico 15 anos e SSP Paspalum conjugatum) e de 30 a 35 anos (SAF cítrico 30 anos, cacau melhorado e SAF cacau tradicional).

Em cada área foram demarcadas aleatoriamente duas parcelas de 5 m x 100 m onde foi feito um inventário florestal para avaliar a biomassa. Foram identificados as espécies e medidos a altura e o diâmetro à altura do peito (DAP) das árvores de 2,5 a 30 cm de DAP, considerando as árvores vivas e as mortas, caídas e em pé (Apêndice 2).

A amostragem da biomassa arbustiva de indivíduos menores de 2,5 cm de DAP e do estrato herbáceo, assim como da liteira e da biomassa morta, foi feita em cinco áreas amostrais de 1m x 1m, ao acaso, em cada uma das parcelas. Para a determinação de matéria seca, todas as amostras foram secas em estufa a 75°C. A biomassa vegetal total dos sistemas de uso-da-terra foi avaliada Segundo Arévalo et al., (2003), cuja fórmula é:

BVT (t/ha) = (BAVT + BTAMP + BTACM + BAH + Bh)

Onde:

BVT= Biomassa vegetal total

BAVT= Biomassa total de árvores vivas

BTAMP= Biomassa total de árvores mortas em pé

BTACM= Biomassa total de árvores mortas caídas

BAH= Biomassa arbustiva e herbácea

Bh= Biomassa da liteira

O carbono da biomassa vegetal total se determinou segundo Arévalo et al., (2003) cuja formula é:

C BVT (t/ha) = BVTFNx01 0.45

Onde:

BVT= Biomassa vegetal total

0,45= Constante

Também se determinou os valores de carbono total no solo. Para isso, nas duas parcelas o solo foi amostrado nas profundidades de 0-10, 10-20, 20-40, 40-100 cm. A densidade aparente do solo foi determinada utilizando-se cilindros de volume conhecido (93,59 cm 3 ), pesados e secos em estufa a 75°C, até peso constante segundo. Foram obtidos Segundo (Arévalo et al., 2003), através da fórmula:

CS (t/ha) = (DsFNx01 %C)/100

Onde:

CS=Carbono no solo

Ds=Densidade do solo

%C=Percentagem de carbono medido em laboratório

100= Fator de conversão

O carbono total dos sistemas de uso-da-terra foram calculados segundo (Arévalo et al., 2003) pela fórmula:

CT (t/ha) = CBVT + CS

Onde:

CBVT= Carbono da biomassa vegetal total

CS= Carbono no solo

A comparação de médias de carbono no solo, na biomassa aérea e total dos diferentes sistemas de uso-da-terra foi feita para comparar com o cultivo da coca e capoeira segundo os objetivos do trabalho. Alem disso se fez (ANOVA) por faixa etária dos sistemas estudados (1-5 anos, 12-15 anos e 30-35 anos).

Com o intuito de levantar as informações detalhadas sobre a história e as características dos sistemas de uso-da-terra incluídos no estudo, usouse a entrevista interativa através de um questionário (Apêndice 1). Este foi aplicado aos informanteschaves, proprietários dos imóveis selecionados, os proprietários de casas comerciais de produtos agropecuários e de industrias de móveis, de palitos para dente, palitos de picolé, caixas para frutas, de empresas de transporte, comércio de venda de madeira.

A análise econômica foi feita utilizando-se dados das atividades do produtor, no aspect socioeconômico, o uso da terra atual, o histórico da área, os custos de produção de produtos agropecuários, os insumos agropecuários e os efeitos ambientais do sistema, assim como sobre os temas adicionais para comentar aspectos técnicos, econômicos, potencialidades, mercado e comercialização, custos de mão-de-obra familiar, transporte, comercialização, apoio financeiro e preços.

Os dados obtidos foram sistematizados na tabela de custos de produção dos sistemas (custo do cultivo, custo especial, custos gerais), que foram contrastadas com as produções por cultivo, floresta e preços, para obter finalmente as análises econômicas dos sistemas (Valor presente liquido VPL, taxa interna de retorno TIR, relação beneficio custo Rc/b e analyses de sensibilidade).

Os sistemas de uso-da-terra selecionados foram cultivo da coca, capoeira e oito SAF mostrados no [Quadro 1a & b], que resume as informações gerais sobre as características das áreas estudadas.

O valor econômico da floresta foi obtido com base no cálculo de biomassa florestal, tendo em conta indicadores de volume em pé tabelar multiplicado pelo custo médio de US $ 0,09, mostrados no apêndice 1.2, que foram somados às receitas dos sistemas de uso da terra. Os dados encontrados determinaram o orçamento unitário por hectare de cultivos agrícolas e pastagem, considerando-se entradas (venda de produtos agropecuários, valor residual dos bens de capital), e as saídas (despesas com investimento e despesas com operações ou custeio) (Santana, 1995).

Avaliou-se o valor presente liquido para determiner o lucro das atividades levando-se em conta os retornos no tempo. O VPL é o valor atual do fluxo de benefícios incrementais líquidos dos sistemas e é usado na comparação entre os sistemas agrícolas e determiner a renda liquida do produtor conforme Santana, (1995) que também considera o lucro e o valor do dinheiro no tempo.

Os dados obtidos determinaram o orçamento por hectare dos sistemas considerando-se as entradas (venda de produtos agropecuários, valor residual dos bens de capital), e as saídas (despesa de investimento e de operações ou custeio) (Santana, 1995; 2005). A taxa de desconto utilizada foi de 14% ao ano por ser a taxa usada financeiramente no Peru. Para determinar o valor presente liquido (VPL) usou-se a seguinte fórmula:

Onde:

VPL=Valor presente liquid

Rt =Fluxo de receitas do sistema no ano t

Ct =Fluxo de custo do sistema no ano t

n=Número de anos do sistema (t = 1, 2,... n)

i=Taxa de juros em longo prazo

Para a taxa interna de retorno (TIR) a fórmula utilizada foi:

A relação beneficio-custo foi determinada pela fórmula:

A análise de sensibilidade se determinou com as formulas da TIR para simular uma alteração C nos custos e D nas receitas. Testou-se a variação do TIR quando o custo de produção sofre um aumento de 10% ou se o preço do produto cai em 10%, para analisar o grau de sensibilidade dos sistemas estudados com essas mudanças segundo Santana, (2005). As fórmulas utilizadas foram:

a) Alteração no custo de produção de magnitude C.

b) Alteração no preço do produto de magnitude D.

Os termos são:

TIR=Taxa interna de retorno

R t =Fluxo de receitas do sistema no ano t

C t =Fluxo de custo do sistema no ano t

n=Número de anos do sistema (t = 1, 2,... n)

i=Taxa de juros em longo prazo

Tom-se em conta três grupos de acordo com as faixas de sistemas por idades: A = de um a cinco anos (SAF café, pupunha, e SSP Echinochloa polystachya), B = de 12 a 15 anos (capoeira, SAF citric e SSP Paspalum conjugatum) e C= de 30 a 35 anos (SAF cítrico, cacau melhorado e cacau tradicional).

De acordo aos dados se realizaram dois tipos de analise da utilidade obtida pelo armazenamento de carbono e o valor presente liquido (VPL) de cada um dos sistemas de uso da terra, em função dos sistemas e em função das idades de desenvolvimento dos sistemas. Para isso se utilizou o modelo de regressão simples, sendo a formula:

lnY = c + b lnX + εi

Onde:

ln =Logaritmo natural

Y=Variável dependente (utilidade)

X=Variável independente (sistemas e idades)

b=Variação porcentual

c=Armazenamento mínimo de carbono.

Em base aos objetivos da pesquisa de determiner qual é a sensibilidade dos preços e sistemas na utilidade, se utilizou o modelo de elasticidade constant pranteando o seguinte modelo logarítmico:

lnU = β0 + β1 lnP + β2 S1i + β3 S2i + β4 S3i + β5 S4i + β6 S5i + β7 S6i + β8 S7i + β9 S8i + β10 S9i + β11 S10i + βi

Onde:

lnU =Variável dependente, logaritmo natural da utilidade

lnP =Variável independente, logaritmo natural do preço

S1.... S10= Sistemas de uso-da-terra (variáveis independentes ou explicativas)

i=É a i-ésima observação de cada variável dependente e independente

ε=Termo de erro aleatório

β0 =É o intercepto ou valor médio de Y quando X 1 e X 2 forem iguais a zero

β 1...., β 11 = São as elasticidades preço da utilidade, mede as mudanças no valor médio de Y

ln=Logaritmo natural

Na comparação da utilidade com as idades utilizou-se o modelo de elasticidade constante que se indica no seguinte modelo logarítmico:

lnU= β0 + β 1 lnP + β 2 EAi + β 3 EBi + β 4 ECi + ε i

Onde:

lnU=Variável dependente, logaritmo natural da utilidade

lnP=Variável independente, logaritmo natural da idade

EA=Idade de um a cinco anos

EB=Idade de 12 a 15 anos

EC=Idade de 30 a 35 anos

i=É a i-ésima observação de cada variável dependente e independente

ε = Termo de erro aleatório

β0= É o intercepto ou valor médio de Y quando X 1 e X 2 forem iguais a zero

β1(i=1, 2, 3)= São as elasticidades preços das idades, mede as mudanças no valor médio de Y

ln=Logaritmo natural

Executa-se o teste de heterocedasticidade proposto por White (1980) citado por (Santana, 2003) para determiner a heterocedasticidade se as variâncias do erro de estimação não é constante; e, homocedasticidade, quando as variâncias do erro de estimação são constantes. Mediante a seguinte formula:

lnUi = β0 + β1 lnPi + β2 S1 + β3 S2 + β4 S35 S4 + β6 S5 + β7 S6 + β8 S7 + β9 S8 + β10 S9 + β11 S10 + ε

Para obter o erro estimado [INSIDE:1] e checar o modelo auxiliar proposto por White (1980) assinalado por SANTANA, (2003) se tem a seguinte formula:

ε2 i = ƒ (lnPi, S1, S2, S3, S4, S5, S6, S7, S8, S9, S10,

lnP2i, S21, S22, S23, S24, S25, S26, S27, α1 α2 α3 α4 α5 α6 α7 α8 α9 α10 α11 α12 α13 α14 α15 α16 α17α18 α19 S28, S29, S210)

α20 α21 α22

Deste modelo se calculou o R 2 auxiliar e se planteou as seguintes hipóteses:

Ho:α1 = α2 = α3 = α4 = α5 =............α22 =0

Homocedasticidade

Ha:α1 ≠ α2 ≠ α3 ≠ α4 ≠ α5 ≠ ............. α22 ≠ 0

Heterocedasticidade

Finalmente se construiu ( X2 C ) qui-quadrado para contrastar a prova da hipótese:

X2 C = R2 auxiliar x N ~ X2 t 22gl a

Resultados e Discussão

Os resultados gerais obtidos na análise econômica como o valor presente líquido e a quantidade de carbon armazenado pelos sistemas de uso-da-terra, por faixas de idades (A, B, C) é mostrada no [Quadro 2], para sua avaliação no modelo de regressão.

1. Análise da utilidade em função dos sistemas de uso-da-terra.

Os resultados da análise do modelo logarítmico de regressão múltipla da utilidade em função dos sistemas de uso-da-terra são apresentados no apêndice 7, o resultado do modelo é a seguinte:

ln(U)= 5.697624 + 0.5797828858*LOG(P) - 0.1572157602*S1 + 0.5643017418*S2 –

t = (23,58) (-1,84) (6,60)

0.4785266766*S3 + 0.6759259567*S4 - 1.535561527*S5 - 0.9294709424*S6 –

(-5,60) (7,91) (-17,97) (-10,87)

0.8579115306*S7 - 1.206745112*S8 + 0.7931656661*S9 – 0.793166*S10

(-10,04) (-14,12) (9,15) (9,16)

R2 A = 0,918679 R2 = 0,922786 Estatística F(1 e 9 gl = 5,12) = 224,67

DW = 1,505212 MVD = 6,75 Prob = 0,000

Para analisar e compreender melhor os resultados da pesquisa se tem desenvolvido uma análise estatística e econômica.

A interpretação estatística da análise assinala que os parâmetros são estatisticamente diferentes de zero, a 1% de probabilidade de erro, atestando a veracidade dos postulados teóricos, pois os valores calculados para a estatística t são superiores aos valores críticos da referida estatística.

O coeficiente de determinação ajustado para graus de liberdade, da ordem de 0,9186 indica que 91,86% das variações nas utilidades são explicadas pelas variações simultâneas nos sistemas de uso-da-terra, o que indica que o modelo utilizado é bom devido a significação estatística que apresenta os indicadores individuais e globais.

O Fc = 224,6786 é estatisticamente significativa a 1% de probabilidade de erro. O resultado de Durbin e Watson stat é de 1,5052 (próximo a 2) indica ausência de autocorrelação serial do erro de estimação.

A média da variável dependente indica um custo de US $. 6,75 por armazenar uma tonelada de carbono por ano, o que assinala que pode pagar por pagamento de serviços ambientais como mínimo esta quantidade.

A interpretação econômica dos resultados indica que os sinais dos coeficientes de regressão estão coerentes com a teoria do consumidor, assim o coeficiente de elasticidade-preço da utilidade do beneficio dos sistemas agroflorestais é 0,579783, indicam que se o preço de armazenar carbono aumenta em 100% o beneficio aumenta em 57,98% em um ano.

As variações dos sistemas de uso-da-terra em função dos preços se indicam no apêndice 7 e na [Figura 2]. Onde pode notar que as variáveis S2 pupunha (0,5643), S4 café (0,6759) e S9 coca (0,7932) são inelásticas e significativas quando se mede a sensibilidade em termos de elasticidade, que indicam que se implementa esses sistemas a utilidade o beneficio aumentaram em 56,43%, 67,59% e 79,32% respectivamente em um ano. Entanto as variáveis S1 cítricos 30 anos (-0,1572), S3 capoeira (-0,4785), S5 cacau 35 anos (-1,5355), S5 cacau 30 anos (-0,9294), S7 cítricos 15 anos (-0,8579) e S8 SSP Paspalum conjugatum (-1,2067) são inelástica que indicam que se implementam esses sistemas se tendera uma diminuição em 15,72%, 47,85%, 153,55%, 92,94%, 85,79% e 120,67% respectivamente em um ano.

O resultado da prova de regressão da [Figura 2] corrigida é a que se apresenta no apêndice 9, onde se observa o mesmo modelo assinalado anteriormente na análise das utilidades em função dos preços dos sistemas de uso-da-terra.. Tem-se mudança de correção dos níveis de significação do erro estatístico e t estatístico e desta maneira ajusta o nível de significação dos parâmetros, alem observa-se melhora só em S1 cítrico 30 anos (de 6,73% a 13,55%), os demais sistemas não têm câmbios significativos, indicando uma consistência do modelo.

O teste de heterocedasticidade proposto por White (1980) assinalado por (Santana, 2003), mostrado no apêndice 8 e [Figura 4], indica que a estatística Fc (obsFNx01R 2 ) não são diferentes de zero ao nível de 1% conforme indicam os resultados. Portanto, não há presença de heterocedasticidade na regressão de demanda de carbono nos sistemas, pois a probabilidade de rejeição da hipótese nula (de que os resíduos são homocedásticos) é superior a obsFNx01R 2 = 46,97 e se encontra na área de rechaço como conseqüência se rejeita a hipótese de não heterocedasticidade aceitando a hipótese de homocedasticidade. Em conseqüência a esses resultados não precisa de uma análise de autocorrelação, por que isso se da quando o erro de um período esta correlacionada com o erro do período anterior o qual se da em dados de corte longitudinal.

Os resultados mostram o grande potencial dos SAF com elasticidade inelástica de armazenar carbono e o valor econômico que mostra o VPL motivado pelo dinamismo e grande capacidade fotossintética das espécies arbóreas para produzir biomassa tanto no solo como na parte aérea e sua biodiversidade de espécies, coincidentes com o indicado por FAO, (2006) e Ávila, (2000). Entanto os sistemas com elasticidades inelásticas negativas indicam que a partir deste sistema, não é possível obter maiores benefícios pelo armazenamento de carbono, não é significativo em termos de melhoras no beneficio de sua implantação, isso demonstra que por mais que se tenham pagamentos maiores, não terão maior oportunidade de crescimento com a quantidade de carbono que armazena comparado com os outros sistemas. Alem do beneficio do armazenamento de carbono o VPL apresenta uma queda por que as tendências de crescimento são menores, em função, possivelmente, de menores capacidades destes sistemas em armazenar carbono e pela pouca diversidade dos produtos madeiráveis e não madeiráveis que estão ligados ao baixo VPL (Homma, 2001 e TCA, 1999).

Segundo Arevalo et al. (2003) o carbon armazenado esta em função da heterogeneidade dos sistemas com base nas condições do solo, clima, além das arvores com raízes mais profundas que incrementam mais carbono. São os SAF os que armazenam mais carbono que as florestas (Gutierres e Lopera, 2001), pela maior quantidade de biomassa em comparação com os monocultivos.

Analisando-se os sistemas agroflorestais em quanto a sua capacidade de armazenar carbono e nas utilidades que apresentam, precisa que o Estado deva oferecer estímulos que permitam uma direção ao mercado sustentável em base a políticas públicas com assistência técnica, tecnologia, crédito, incentivos, acesso a recursos, regulamentação, com instrumentos de controle (Recabarren e Vergara, 2004) e (Gutierrez e Lopera, 2001).

O custo de US $ 6,75 encontrados no estudo, assinala que pode pagar por serviços ambientais como mínimo essa quantidade já que se encontra perto à média dos pagamentos que realizam outros paises por línea base que é de US $.10,00/t de C que paga Costa Rica (Muhammad et al., 2003). Existem variações de preços nos diferentes países de acordo com o tipo de sistema com US $ 15,00, US $ 20,00, US $ 8,00 como assinala Ramirez, (1998). (Nasir et al., 2002) assinala que as variações econômicas devemse a uma serie de fatores como oferta, demanda, transação do carbono.

Na América Latina o modelo tradicional de produção pecuária baseia-se em pastagens sem árvores, contribuído à destruição das florestas naturais gerando sérios problemas ambientais como degradação dos solos, perda de biodiversidade, contaminação de solo e água (Muhammad et al., 2003). A combinação de pastos com árvores e arbustos de alto valor nutricional conhecido como SSP, oferece uma opção que gera serviços ambientais e contribui para melhorar a qualidade de vida de quem depende da pecuária (Muhammad et al., 2003). Isso se observa nos sistemas silvipastoris com pastagem melhorada da pesquisa com tendência a ter melhor desempenho no futuro, com pagamentos por serviços ambientais (Rios et al., 2003).

Recentemente, ganharam importância as normas ambientais, que são requisitos indispensáveis nos processos produtivos e produtos destinados aos mercados tanto nacionais como internacionais. Esta norma, dada sua fiscalização e interesse da sociedade, estão causando impactos positivos junto às instituições que esta implementando as normas da serie ISO 9000 (qualidade total de produto processado) e ISO 14000 (qualidade ambiental) e outras normas para produtos orgânicos que os SAF proporcionam ao mercado pelo não uso de pesticidas, adubos e que o Estado deve programar políticas publicas em salvaguarda da comunidade, onde deve inclui o seqüestro de carbono, (Santana, 2005).

2. Análise das utilidades em função das faixas de idades dos sistemas de uso-da-terra.

Os resultados da análise do modelo logarítmicos das utilidades em função das idades dos sistemas de uso-da-terra são apresentados no apêndice 10, sendo o resultado do modelo a seguinte:

ln(U) = 4,011568 + 0,58483032*LOG(P) +

1,3523355*EA + 0,026355*EB –

tc= (13,32) (16,35)

(-0,29)

0,02635497006*EC

(-0,299)

R2 A = 0,740331 R2 = 0,744265 Estatística F =

189,1696 DW = 2,2461

DW = 2,2461 MVD = 6,75 Prob = 0,000

A interpretação estatística é que os parâmetros são estatisticamente diferentes de zero, a 1% de probabilidade de erro, atestando a veracidade dos postulados teóricos, pois os valores calculados para a estatística t são superiores aos valores críticos da referida estatística.

Os resultados da análise do modelo logarítmico de regressão múltipla da utilidade em função dos sistemas de uso da terra são apresentados no apêndice 4.

O coeficiente de determinação ajustado para graus de liberdade, da ordem de 0,7403 indica que 74,03% das variações nas utilidades são explicadas pelas variações simultâneas nas idades dos sistemas de uso da terra, o que indica que o modelo utilizado é bom devido a significância estatística que apresenta os indicadores individuais e globais.

O F = 189,1696 é estatisticamente significativa a 1% de probabilidade de erro. O resultado de Durbin e Watson stat é de 2,246163 indica ausência de autocorrelação serial do erro de estimação.

A média da variável dependente indica um custo de US $. 6,75 o que assinala que pode pagar por serviços ambientais como mínimo essa quantidade por ano.

As variações das idades dos sistemas de uso-daterra em função dos preços se indicam no apêndice 10 e na [Figura 3]. Onde pode observar segundo a interpretação econômica dos resultados que os sinais dos coeficientes de regressão estão coerentes com a teoria do consumidor, assem o coeficiente de elasticidade-preço da utilidade do beneficio das idades dos sistemas agroflorestais é 0,58483, indicando que se o preço de armazenar carbono aumenta em 100% o beneficio aumentara em 58,48% em um ano.

As variáveis EA um a cinco anos (1,3523) e EB 10 a 15 anos (0,026355) são significativas e são elásticas, que indicam que se o preço de armazenamento de carbono aumenta em 100% o beneficio aumentara em 135% e 2,63% respectivamente por ano. Entanto a variável EC 30 a 35 anos (-0,026355) são inelástica que indica uma diminuição em 2,63%.

O resultado da prova de regressão da [Figura 3] corrigida é a que se apresenta no apêndice 12, onde se observa o mesmo modelo assinalado anteriormente na análise das utilidades em função das faixas de idades dos sistemas de uso-da-terra. Tem-se mudança de correção dos níveis de significação do erro estatístico e t estatístico e desta maneira ajusta o nível de significação dos parâmetros, alem observa-se melhora só na idade C de 30 a 35 anos (de 76,53% a 76,99%) entretanto os demais sistemas não têm câmbios significativos, indicando uma consistência do modelo.

O teste de heterocedasticidade proposto por White (1980) assinalado por (Santana, 2003), mostrado no apêndice 10 e [Figura 4], indica que a estatística Fc (obsFNx01R2) não são diferentes de zero ao nível de 1% conforme indicam os resultados. Portanto, não há presença de heterocedasticidade na regressão de demanda de carbono nos sistemas, pois a probabilidade de rejeição da hipótese nula (de que os resíduos são homocedásticos) é superior a 42,38 (Apêndice 11) e se encontra na área de rejeição como conseqüência se rejeita a hipótese de não heterocedasticidade aceitando a hipótese de homocedasticidade.

Pesquisas amostraram que os países tropicais em desenvolvimento oferecem algumas oportunidades para compensar carbono (baixo custo da terra e mãode- obra, apesar de altos custos de transação e riscos) em relação a países desenvolvidos (Gutierrez; Lopera, 2001). Isso é uma oportunidade que deve aproveitar os governos locais, regionais e nacionais para que produtores que manejam SAF melhorem sua economia, não só com pagamentos por services ambientais como também por as vantagens que apresentam os SAF, tanto no aspecto econômico, no social e como serviços ambientais globais positivos.

O desenvolvimento da tecnologia apropriada aos sistemas de uso da terra na Amazônia ainda está por ser pesquisado, já que é o principal vetor do aumento da produtividade das atividades locais e por meio dos sistemas agroflorestias, são incrementados os retornos econômicos e as remunerações pelo trabalho (Santana, 2003). Os principais problemas que os produtores estão enfrentando são: falta de informação e orientação técnicas, nível de qualificação de pessoal, falta de recursos financeiros, e deficiente geração de ciência e tecnologia aplicada, fazendo com estes busquem o cultivo da coca como parte de sua caixa econômica (Rios et al., 2003).

Muhammad et al. (2003) reporta que os services ambientais são efeitos e produtos úteis para a sociedade e a vida e são gerados pelos ecossistemas e agro ecossistema, tais como a regulação da qualidade de água, captura e armazenamento de carbono atmosférico, conservação da biodiversidade biológica, controle da erosão, prevenção de desastres naturais e beleza cênica, entre outros. Portanto a redução do desmatamento, da queima e a geração de emprego e renda dependem da adoção de SAF de idades jovens, para reduzir os impactos ambientais negatives deixados por cultivos ilegais da coca, e uso intensive de monoculturas, para isso deve-se tomar medidas de políticas públicas com base em pesquisas realizadas na Amazônia.

No presente trabalho avaliou-se dois tipos de sistemas silvipastoris um melhorado com idade de três anos e outro com pastagem degradado com idade de 15 anos que se encontram dentro dos 28 SUT indicados por Muhammad et al., (2003) que vai desde capoeiras bem conservados até pastagem degradada com mínima vegetação arbórea, arbustiva, com valores e atributos diferentes dentro do enfoque de serviços ambientais. Isso permite orientar aos proprietários, administradores, técnicos e funcionários públicos na identificação de cada siste ma de uso da terra e planificar uma transformação produtiva e ambiental realista, metódica e rápida sobre as quais se tenham que fazer pagamentos por serviços ambientais. O custo de incrementar carbon pelo desenvolvimento de árvores em pastagem vai de US $ 3,2 a US $ 26,4 t/C Ruiz, (2002).

Os resultados dessa pesquisa comprovaram que plantações com SAF de idades jovens, são alternativas econômicas, ecológicas e sociais viáveis para o fortalecimento da agricultura familiar devido ao aumento da produção, do nível de emprego, e da rentabilidade dos sistemas comparados com produtores rurais que cultivam coca. Isso permite que se deve tomar medidas que assegurem e aumente a oferta da diversidade de produtos agropecuários e florestais, acompanhando a conservação, recuperação de solos, a despoluição, da água e da prevenção da floresta nativa remanescente (ROBERT, 2002).

Com a ratificação do protocolo de Kioto (UNFCC, 2005) a possibilidade de receber pagamentos por serviços ambientais como o armazenamento e seqüestro de carbono, aumenta e pelo tanto a adoção de SAF podem melhorar a competitividade econômica das propriedades rurais e é uma opção para maximizar o ingresso (ótimo econômico). Ruiz, (2002) assinala que manejando SAF pode duplicar o ingresso esperado.

Os créditos de C, se obtém por diferencia de emissões nas atividades de línea de base (espécies, idades, densidade, localização geográfica, e uso do solo) que é matéria do estudo e as atividades do projeto MDL, para logo planificar ate quando se vai aproveitar as arvores para calcular a adicionalidade durante o período (IPCC, 2005 e 2004)

Conclusões

A relação da utilidade com a função dos sistemas, o SAF pupunha, SAF café e coca são os sistemas que têm a maior utilidade a partir de sua instalação, pelo potencial de armazenar carbono e utilidades. Quanto os demais sistemas geram benefícios negativos visto não significação em termos de melhoras no beneficio de sua implantação.

A relação da utilidade com a função das faixas de idades, as faixas de idade B e A, são aqueles que tem efeito positivo à evolução dos benefícios por anos, sem embargo o sistema com idade C são aqueles que induzem ao decrescimento do beneficio do armazenamento do carbono e o valor econômico.

As sugestões para a elaboração de políticas públicas a serem formuladas pelo governo peruano são: estimular programas de incentivos em sistemas agroflorestais como SAF pupunha, SAF café, e SAF citricos, SSP melhorado de preferência em idades de 1 a 15 anos e de manejo de capoeiras com pagamento por seqüestro de carbono, pela contribuição na biodiversidade e meio ambiente. [29]

References

1.Arevalo, L., Alegre, J. y Palm, Ch. 2003. Manual para la determinación de las reservas total de carbono en diferentes sistemas de uso de la tierra en Perú. 35pp.  Back to cited text no. 1    
2.Aristizabal, H. J., Guerra, M. A. 2002. Estimación de la tasa de fijación de carbono en el sistema agroforestal nogal cafetalero (Cordia alliadora)-cacao (Theobroma cacao L) - plátano (Musa paradisiaca). Universidad Distrital Francisco José de Caldas. Bogota. Colombia. p. 25-47.  Back to cited text no. 2    
3.Ávila, G. 2000. Fijación y almacenamiento de carbono en sistemas café bajo sombra, café a pleno sol, SSP y pastura a pleno sol. Tesis MSc em Agricultura Sostenible. CATIE. Turrialba. Costa. Rica. 99pp.  Back to cited text no. 3    
4.Baldoceda, A. R. 2002. Valoración económica del Servicio ambiental de captura de C02 en la zona de Neshuya - Curimaná Pucallpa. En valoración de la diversidad biológica y servicios ambiental en el Perú. INRENA, IRG, USAID. Edit. Edigrafasa SRL. Lima, Perú. p. 15-29.  Back to cited text no. 4    
5.Dourojeanni, R. 1990. Amazonía ¿Que hacer?. Centro de studios tecnológicos de la amazonía. Iquitos. Perú. v 1. 450p.  Back to cited text no. 5    
6.FAO, 2006. Disponible em: www.fao.org.FAOSTAT,1977. www.fao.org. Revisado mayo 2006. Acessado em:14 /08/2005  Back to cited text no. 6    
7.Gutierres, V. V., Lopera, A. G. 2001. Valorización económica de la fijación de carbono en plantaciones de Pinus patula, Simposium Internacional Medición y monitoreo de la captura de carbono en ecosistemas forestales 18-22 de octubre 2001. Valdivia- Chile. p.12-14  Back to cited text no. 7    
8.Homma, A. K. 2001. Amazônia: Desenvolvimento sustentável como segunda natureza In: Barros, A, C. (Org) sustentabilidade e democracia para as políticas publicam na Amazônia. Rio de Janeiro: FASE/IPAM. p. 103-113  Back to cited text no. 8    
9.Intergubernamental Panel On Climate Change. (IPCC). 2005. (en línea). Disponible em: http://www.ipccnggip. iges.or.jp/public/public.htm. Acessado em: 12/04/ 2005  Back to cited text no. 9    
10.IPCC. 2004. Climate Change. Spatial Report on Emissions Scenarios. Disponível em: http://grida.no/climate/ipcc. acessado em: 12/05/2006.  Back to cited text no. 10    
11.Leakey, R. 1996. Reconsiderando la definición de agroforestería. Agro Forestry Today. 8:1 N 5-6. p. 8.  Back to cited text no. 11    
12.Muhammad, I. E. M., Ramirez, A. Z., Mejia, C, Casasola, F. 2003. Usos de la tierra. Guía para el pago de servicios ambientales en el Proyecto Enfoques Silvopastoriles para el manejo de Ecosistemas. CAZTIE.-CIPAV. Cali. Colombia. 97pp.  Back to cited text no. 12    
13.Nasir, R., Wander, S., Campos, J. 2002. Servicios de los ecosistemas forestales, ¿Podriam ellos pagar para detener la deforestación?. Información Técnica N 331. CIAT. CR. 37pp.  Back to cited text no. 13    
14.Nair, P. K. R.1993. An introduction to Agro forestry. Dordrecht. Holland, Kluwer Academia Publishers. 499pp.   Back to cited text no. 14    
15.Proyecto Especial Alto Huallaga. (PEAH). 2002. Compendio Estadístico Agropecuario del Alto Huallaga. De. PEAH. MINAG. 159pp.  Back to cited text no. 15    
16.Ramírez, R. 1998. Evaluación económica del servicio ambiental de almacenamiento de carbono: El caso de una floresta húmedo tropical bajo diferentes estrategias del manejo sostenible. En análisis económicos de impactos ambiental. CATIE. Editado por Dixon, J.A, Fallon Scura L, Carpenter, R. A y Sherman P.B. Turrialba. Costa Rica. p. 4-7.  Back to cited text no. 16    
17.Recavarren, S. O. & Vergara, P. J. 2004. Determinación de biomasa forestal aérea en el sector Ahuashiyacu - Tarapoto. Peru. 60pp.  Back to cited text no. 17    
18.Rios, A. J., Menacho, M. T. 2000. Sistemas de producción agro-silvo-pastoriles en la Provincia de Leoncio Prado. Perú. 42pp.  Back to cited text no. 18    
19.Rios, A. J., Valencia, CH. F., Muñoz, B. M. 2003. Expansión y trayectoria de la ganadería en la Amazonía: Alto Huallaga. IAI. Tingo María. Perú. 142pp.  Back to cited text no. 19    
20.Rios, A. J., Valencia, CH. F., Muñoz, B. M. 2007. Diagnóstico de la microcuenca de Aucayacu margen derecha. Proyecto Floagri. UNAS. Perú. 217pp.  Back to cited text no. 20    
21.Robert, M. 2002. Captura de carbono en suelos para un major mejo de la tierra. FAO. http//www.fao.org/DOCREP/005/y2779s/y2779s00.htm.contents nov.2006.  Back to cited text no. 21    
22.Ruiz, G. A. 2002. Fijación y almacenamiento de carbono en sistemas silvopastoriles y competitividad económica en Matiguás. Nicaragua. 2002. Tesis Maestria. CATIE. Costa Rica. p16-21.  Back to cited text no. 22    
23.Santana, A. C. 2005. Elementos de Economia, Agronegócio e desenvolvimento local. Serie Acadêmica 01. GTZ, TUD, UFRA, Belém. Brasil. p 63-67.  Back to cited text no. 23    
24.Santana, A, C. 2003. Métodos quntitativos em economia: elementos e aplicações. Belém : UFRA. 484p.  Back to cited text no. 24    
25.Tratado De Cooperación Amazónica (TCA). 1999. Estrategias para implementar las recomendaciones de la prepuesta de Pucallpa sobre el desarrollo sostenible de floresta secundario en la región amazónica. 1999. v1. 71pp.  Back to cited text no. 25    
26.UNFCCC. 2005. Convención marco de las Naciones Unidas sobre cambio climático. Protocolo de Kyoto. Disponivel em: http//unfccc.int/cdm/rules/modproced.htlm.Acessado em: 22-11-2005.  Back to cited text no. 26    
27.Wallenberg, E. D. 2000. Anticipating change: scenarios as a tool for adaptive forest management , A Guide. Centre for International Forestry Research Bagov . p. 14-17.   Back to cited text no. 27    
28.Winrock International (WWF). 2005. Carbon monitored, program publications. Revised. June 2006. Disponível em: www.winrock.org/REEP/forest.Acessado em: 5-10-2005.  Back to cited text no. 28    
29.Yared, J. 2004. Fundamentos de sistemas agroflorestais. Paper do curso Doutorado na UFRA. Belém. Pará. 15 pp.  Back to cited text no. 29    

Copyright 2008 - Archivos Latinoamericanos de Produccion Animal


The following images related to this document are available:

Photo images

[la08020f3.jpg] [la08020t1a.jpg] [la08020f2.jpg] [la08020f1.jpg] [la08020t2.jpg] [la08020t1b.jpg]
Home Faq Resources Email Bioline
© Bioline International, 1989 - 2024, Site last up-dated on 01-Sep-2022.
Site created and maintained by the Reference Center on Environmental Information, CRIA, Brazil
System hosted by the Google Cloud Platform, GCP, Brazil