search
for
 About Bioline  All Journals  Testimonials  Membership  News


Zootecnia Tropical
Instituto Nacional de Investigaciones Agrícolas Venezuela
ISSN: 0798-7269
Vol. 21, Num. 4, 2003, pp. 359-369
Zootecnia Tropical, Vol. 21, No. 4, 2003, pp. 359-369

Influência do sexo no desempenho de lambari prata  (Astyanax scabripinnis, Jenyns, 1842)

Influence of the sex in the performance of lambari silver (Astyanax scabripinnis, Jenyns, 1842)

Rodrigo Diana Navarro1 ; Oswaldo Pinto Ribeiro Filho2;  Rodrigo Da Silva Fortes3;Leonardo Luiz Calado4;  Cynthia Siqueira Silva 3;Fabrício Pereira Rezende5
Luiz Carlos Santos 2

1Zootecnista, Pós-graduando em Zootecnia Universidade Federal de Viçosa Viçosa, Minas Gerais, Brasil
2
Prof. Adjunto do Departamento de Biologia Animal Av: P.H. Rolfs, s/n Universidade Federal de Viçosa Viçosa, Minas Gerais, Brasil
3
Graduando em Zootecnia Universidade Federal de Viçosa Viçosa, Minas Gerais, Brasil
4
Zootecnista
5
Engenheiro Agrônomo

Recibido: 15/09/03
Aceptado: 18/02/04

Code Number: zt03022

RESUMO

O objetivo do presente estudo foi avaliar a influência do sexo no desempenho de lambari. Foram utilizados 300 alevinos de Lambari prata (Astyanax scabripinnis), com peso médio inicial 5,07 ± 0,14 g e comprimento médio de 5,88 ± 0,033 cm para machos e as fêmeas com peso inicial 6,67 ± 0,07g e comprimento médio de 6,28 ± 0,08 cm, em um experimento inteiramente casualizado, com 3 tratamentos: T1: macho separado da fêmea; T2: fêmea sem a presença do macho e T3: macho e fêmea junto, com 3 repetições e 30 alevinos que foram alojados por caixa de amianto de 1.000 l. A temperatura da manhã ficou em média em 24,0 ± 3,46 oC e da tarde ficou em média de 30,0 ± 0,67 oC. Os resultados obtidos demostram que os machos cultivados sozinhos obtiveram desempenho inferior aos machos cultivados juntos a fêmeas. As fêmeas cultivadas sozinhas obtiveram melhor desempenho em relação a fêmeas na presença de machos, mas para o comprimento total não houve diferenças estatísticas significativas. O comprimento total foi significativo no T3 em relação aos animais do T1. O índice viscerossomático obteve resultado significativo nos animais cultivados separados em relação aos animais cultivados juntos. Para rendimento de carcaça dos animais do T1 obtiveram resultado superior e significativo aos demais tratamentos. A taxa de crescimento específico dos animais do tratamento 2 foi superior e a sobrevivência foi estaticamente significativa nos animais do tratamento 1. Para a produção de Lambari, é recomendado cultivar machos de lambaris separados das fêmeas.

Palavras chaves: Lambari, Astyanax scabripinnis, Sexo, Desempenho.

SUMMARY

The objective of the present study was to evaluate the influence of sex in the lambari performance. Fingerlings (300) of Lambari silver (Astyanax scabripinnis) were used with initial mean weight 5.07 ± 0.14 g and an average length of 5.88 ± 0.033 cm for males and the females had an initial weight of 6.67 ± 0.07g and a mean length of 6.28 ± 0.08 cm. A complete randomized experimental design was used with 3 treatments: T1: male separated from the female; T2: female separated from males presence, and T3: male and female together, with 3 repetition and 30 fingerlings in each aquarium, maintained in a aquarium of 1,000 l. The temperature of the morning had a mean of 24.0 ± 3.46 and 30.0 ± 0.67 ºC in the afternoon. The results demonstrate that the male cultivated alone obtained an inferior performance to the male and female together cultivated. The females cultivated alone showed a better performance in relation to the females in the presence of males, but for the total length there were no significant differences. The total length was significant in the T3 in relation to the T1.The viscerossomatic index obtained a significant result in the animals cultivated separated in relation to the animals cultivated together. For the carcass yield, the animals of the T1 resulted in higher and significant differences than the other treatments. The rate of specific growth of the animals in T2 treatment was the highest and the survival was significant higher for the T1 treatment. For the production of Lambari is recommended to cultivate lambaris males separated from the females.

Key word: Lambari, Astyanax scabripinnis, sex, performance.

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento de sistemas intensivos de cultivo de peixes na aqüicultura brasileira vem sendo cada vez mais necessário para atender as exigências impostas pelo mercado consumidor, procurando melhorar tanto a quantidade quanto a qualidade de produto produzido e comercializado. Dentre estas, destaca-se o estudo de espécies nativas com potencial zootécnico que apresentam característica relacionadas a qualidade da carne e sua capacidade de adaptação a sistema de cultivo (Navarro et al., 2002).

Os lambaris do gênero Astanax caracterizam por serem onívoros, pertencentes à subfamília Tetragonopterínae que vem a ser subfamília de maior número de espécie dentro da família Characidae. Formam um grupo bem diversificado de mais de 75 espécies e subespécie e um dos mais complexos gêneros de Characiformes. Essa ordem é a maior dentre dos peixes tropicais de água doce. Cerca de 170 gêneros e mais de 880 descritas (Pereira Filho, 2000). Além de o Lambari ter um mercado consumidor próprio, pois é apreciada como petisco e como isca para a pesca esportiva (Hayashi et al., 2002).

Dentre dos grupos de animais, inclusive o de peixe existe diferença entre a presença do sexo oposto referente a velocidade de crescimento, em particular aos tecidos, órgãos ou partes do corpo, podendo produzir trocas nas proporções corporais durante o curso do desenvolvimento e com isso acarretando significastes alterações na forma do corpo (Camargo e Pouey, 2000).

Algumas das espécies de lambari se reproduzem em ambientes de cultivo, o que não é comum à maioria dos organismos aquáticos empregados na aqüicultura. Este fato pode acarretar diversos problemas dentro de populações cultivadas devido a sua estratégia reprodutiva, provocando problema de superpopulação, competição por alimento e crescimento desuniforme (Bombardelli et al., 2000).

Na tentativa de se minimizar estes problemas com relação a superpopulação e melhor aproveitamento de rendimento de carcaça para empresas frigoríficas, tem sido empregado várias práticas de produção de lotes de indivíduos monossexuais. Várias técnicas são utilizadas nestes processos, como hibridação, manipulação cromossômica, inversão sexual e verificação através de sexagem em Astyanax sp com utilização de verificação de característica secundária onde a presença de espícula na nadadeira anal dos machos (Andrade et al., 1984; Bombardelli et al., 2000).

Em vista de tais observações, e verificando-se que tem sido encontrado na literatura relatos referentes apenas de nutrição animal e comportamento reprodutivo, faz-se necessário o conhecimento do desempenho do macho sem e com a presença da fêmea. Objetivou-se com este trabalho determinar a influência do sexo no desempenho de Lambari prata Astyanax scabripinnis.

MATERIALES Y MÉTODOS

O experimento foi realizado no Ranário experimental, no setor de Girinagem do Departamento de Biologia Animal da Universidade Federal de Viçosa, no período de 22/10/2002 a 22/01/2003, totalizando 90 dias.

Foram utilizados 300 alevinos de Lambari prata (Astyanax scabripinnis) com peso médio inicial 5,07 ± 0,14 g e comprimento médio de 5,88 ± 0,033 cm para machos e as fêmeas com peso inicial 6,67 ± 0,07g e comprimento médio de 6,28 ± 0,08 cm em um experimento inteiramente casualizado, com 3 tratamentos: Tratamento 01: macho separado de fêmeas; Tratamento 02: fêmea separados de machos e Tratamento 3: machos e fêmeas juntos, com 3 repetição, que foram alojados em caixa de amianto de 1.000 l, com densidade de 0,03 peixe/m3, num total de 30 alevinos por caixa.

O monitoramento da temperatura da água foi realizado diariamente nos horários de 9:00 horas e 16:00 horas. O pH, oxigênio dissolvido e a condutividade elétrica, foram monitorados a cada 7 dias. A renovação de água foi feita pela manhã e os aquários foram sifonados, a cada dois dias, para retirar sobras de ração e fezes.

Os animais foram alimentados duas vezes ao dia, nos horários de 9:00 horas e 16:00 horas, utilizando-se ração comercial com 42% de PB, com granulometria de 3mm, sendo ofertado 5% do peso vivo. A cada 7 dias foi realizado biometrias, onde 15% dos animais foram capturados com puçá 3 cm de malha entre nós. Os animais foram colocados sobre uma bancada e com auxílio de um paquímetro de precisão 0,005 cm verificou-se o comprimento. Para verificação do peso utilizou-se balança de precisão 0,001g. De posse dos dados realizou-se o ajuste da ração.

Ao final do experimento todos os animais foram insensibilizados em gelo, pesados, medidos e abatidos. Após o abate os mesmo foram eviscerados. E posteriormente a carcaça e vísceras foram pesadas em balança de precisão 0,001g.

Foi calculado o índice viscerossomático: IVS = WV/Wt x 100, onde WV = peso das vísceras e Wt = peso total do animal. O ganho de peso dos peixes (GP) foi calculado pela diferença dos pesos médios da parcela final e inicial. A taxa de crescimento específico foi determinada pela fórmula TCE = (ln) peso total final – (ln) peso total inicial dividido pelo tempo de experimento.

Os resultados estatísticos foram analisados pelo programa SAS.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os parâmetros de qualidade da água avaliados permaneceram normais e dentro das condições ótimas para o crescimento da espécie em todos os tratamentos de acordo Castagnolli (1992). Os valores médios observados para os parâmetros monitorados foram: pH 7,3 ± 0,14; oxigênio dissolvido 8,56 ± 0,78 mg/l; condutividade elétrica 79,16 ± 13,53 µs/l; a temperatura média da manha ficou em 24,0 ± 3,46°C e da tarde ficou em 30,0 ± 0,67°C. (Quadro 1).

Quadro 1.  Valores médios mensais dos parâmetros da água durante o período experimental de 90 dias na criação de lambari prata (Astyanax scabripinnis)


Parámetros


Dias pH O.D. Condutividade Elétrica

Temperatura


mg/l

µs/l

ºC

30 7,30 8,14 79,16 25,75
60 7,28 8.67 71,50 26,30
90 7,29 8,80 83,00 26.77

C.V. (%) 0,01 0,07 0,13 0,0

* Temperatura = média de manha e tarde

O Lambaris machos cultivados separados apresentaram diferenças significativas em relação ao peso final aos lambaris machos cultivados na presença da fêmeas (Quadro 2), devido ao aumento de vísceras. Entretanto os lambaris machos cultivados na presença da fêmeas apresentaram o ganho de peso final e ganho de peso diário maior, mas não significativo em relação ao machos do tratamento 1 (Figura 1 e Quadro 02), ao contrário do observado em fêmeas cultivadas junta ao machos onde não obteve diferença significativa em relação a ganho de peso, e ganho de peso diário. Já as ocorreu cultivadas separadas obteve maior peso final significativo (P<0,01) daquelas cultivadas junto aos machos, e também as fêmeas separadas obteve melhor peso final, ganho de peso total e ganho de peso diário significativo (P<0,01) em relação ao tratamento 1 (Figura 1 e Quadro 2 ). Contrastando com Camargo e Pouey (2000), trabalhando com peixe rei (Odontesthes humensis) relataram que os pesos das fêmeas e machos não diferiram entre si.

Para o macho cultivado junto com a fêmea apresentou um comprimento total superior e significativo (P<0,01) em relação aos machos cultivados separados (Quadro 2). O comprimento total não foi significativo para fêmeas cultivadas sozinhas em relação as fêmeas cultivadas na presença do macho (Quadro 2). Os animais do tratamento 2 obtiveram maior comprimento total que foi estatisticamente significativo (P<0,01) em ralação aos animais do tratamento 1 (Quadro 2). Segundo Camargo e Pouey (2000), a variação de peso e comprimento nos peixes é mais observada nas primeiras etapas de crescimento. (Camargo e Pouey, 2000) trabalhando com juvenis de carpa e de salmão encontraram grandes variações em peso e comprimento. Já (Austreng e Refstie, 1979) citam que outros autores mostraramm uma variação menor nos animais alimentados com alta porcentagem de proteína.

Quadro 2. Peso final, ganho de peso, ganho de peso diário, comprimento total (CT), índice viscerossamátco (IVS), em 90 dias de experimento com lambari prata (Astyanax scabripinnis)

Parámetros


Peso inicial Peso final† Ganho de peso Ganho de peso diário CT IVS

---------------------- g ----------------------

cm

%

T1

Macho

4,97

5,80a

0,83b

0,009b

7,65a

9,04a

T2

Fêmea

6,69

9,63b

2.94a

0,032a

8,48b

22,94b

T3 Macho 5,29 6,70c 1,41b 0,015b 7,90c 10,80c
Fêmea 6,27 9,00d 2,73a 0,030a 8,48b 26,68d

CV1

0,13

15,45

28,33

28,38

6,25

21,99


† Letras distintas indican diferencia significativa (P<0,01) pelo teste de Duncan.

Para o macho cultivado junto com a fêmea apresentou um comprimento total superior e significativo (P<0,01) em relação aos machos cultivados separados (Quadro 2). O comprimento total não foi significativo para fêmeas cultivadas sozinhas em relação as fêmeas cultivadas na presença do macho (Quadro 2). Os animais do tratamento 2 obtiveram maior comprimento total que foi estatisticamente significativo (P<0,01) em ralação aos animais do tratamento 1 (Quadro 2). Segundo Camargo e Pouey (2000), a variação de peso e comprimento nos peixes é mais observada nas primeiras etapas de crescimento. (Camargo e Pouey, 2000) trabalhando com juvenis de carpa e de salmão encontraram grandes variações em peso e comprimento. Já (Austreng e Refstie, 1979) citam que outros autores mostraramm uma variação menor nos animais alimentados com alta porcentagem de proteína.

O índice viscerossomático que representa o percentual de vísceras em relação ao peso do corpo que foi estatisticamente significativo (p<0,01) nos animais do tratamento 1 e em relação aos machos do tratamento 3 (Quadro 2). Já as fêmeas cultivadas na presença do macho obteve um IVS superior e significativo (P<0,01) em relação à fêmeas cultivadas sozinhas (Quadro 2). Machos cultivados sozinhos obteve IVS diferente e significativo às fêmeas cultivadas sozinhas (Quadro 2). Esse resultado do IVS reflete no peso final que pode ser explicado pela variação individual observada para o peso, tamanho e volume das vísceras dos peixes. Esse resultado é acompanhado para rendimento de carcaça onde os lambari cultivados separados obtiveram melhores rendimento de carcaça do que os machos cultivados na presença da fêmeas (Quadro 2). Para fêmeas separadas os resultados foram significativamente superiores quanto ao rendimento de carcaça (P<0,01) em relação as fêmeas na presença do macho. Os machos separados obteve melhores rendimentos de carcaça do que as fêmeas (Quadro 3). Este resultado encontrado no tratamento 3 é comumente esperado, visto que ocorre uma mobilização de energia para o amadurecimento das gônadas durante seu desenvolvimento, este fato também foi relatado por Agostinho et al., (1990), Vazzoler (1996) e Costa (1999) onde verificaram a mobilização de reservas energéticas durante o desenvolvimento das gônadas.

Quadro 3. Porcentagem de rendimento, taxa de crescimento, sobrevivência em 90 dias de experimento.


   Parámetros

Tratamiento Sexo Rendimento de carcaça† Taxa de crescimento Sobrevivência

%

%

T1

Macho

90,94a

0,0016b

98,89a

T2

Fêmea

77,05b

0,0040a

84,33ab

T3

Macho

89,19c

0,0025ab

71,11b

Fêmea

72,97d

0,0036ab

95,55ab


CV (%)

4,42

34,07

15,16


† Letras distintas indicam diferença significativa (P<0,01) pelo teste de Duncan.

A taxa de crescimento específico dos animais obteve melhores resultados no tratamentos 2, mas não significativo em relação tratamento 3, e estaticamente significativo em relação ao tratamento 1 (Quadro 3). A sobrevivência teve sua significância nos animais do tratamento 1 em relação a outros tratamentos (Quadro 3), indicando uma resistência maior ao cultivo.

CONCLUSÃO

Os resultados obtidos neste estudo permitem concluir que os machos separados das fêmeas apresentam desempenho inferior em relação a machos cultivados junto com as fêmeas, que pode ser explicado pelo grande variação do índices viscerossomático. Já as fêmeas separadas houve melhor desempenho em relação a fêmeas na presença do macho. Para a produção de Lambari prata para consumo, é recomendado cultivar machos separados das fêmeas.

BIBLIOGRAFÍA

  • Austreng E. e Refstie, T. 1979. Effect of varying dietary protein level in different families of rainbow trout. Aquaculture, 18:145-156.
  • Andrade D. R., E. Menin e S. P. Ribeiro. 1984. Periodicidade da característica sexual secundária em Astyanax bimaculatus. Revista Seiva, 44 (93): 9-12.
  • Agostinho A. A., G. Barbieri, J. R. Verani e N. S. Hahn. 1990. Variação do fator de condição e do índice hepatossomático e sua relação com o ciclo reprodutivo em Rhinelepis aspera (Agassi, 1829) (Ostechthyes, Loricariidae) no rio Paranapanema, Ciência e Cultura, 42 (9): 711-714.
  • Bombardelli R. A., R. Campagnolo, L. F. Beux, S. Makrakis, R. V. Martin e H. Massago. 2000. Determinação da presença de indivíduos machos, fêmeas e intersexuais quanto a análise de efetividade da reversão sexual em tilápias (Oreochromis niloticus) na Região Oeste do Paraná, Brasil. Anais do Simpósio Brasileiro de Aqüicultura, CD ROM.
  • Camargo S. G. e J. L. F. Pouey. 2000. Efeito do peso e do sexo sobre as características biométricas do peixe-rei (Odontesthes humensis). Anais do Simpósio Brasileiro de Aqüicultura. CD ROM.
  • Castagnolli N. 1992. Piscicultura de água doce, Jaboticabal: Funep.189 p.
  • Costa A. P. R. 1999. Aspectos da biologia reprodutiva de fêmeas do Piau-vermelho Leporinus copelandii Steindachner, 1875 (Pisces anastomidae), na bacia do baixo rio Paraíba do Sul (RJ). Dissertação de mestrado Universidade Estadual do Norte Fluminense, 113 p.
  • Hayashi C, F. Meurer, W. R. Boscolo, L. C. B. Kavata e C. H. F. Lacerda. 2002. Níveis de arraçoamento para alevinos de lambari (astyanax bimaculatus). Anais do Congresso da Sociedade Brasileira de Zootecnia, Recife, PE , CD-ROM.
  • Navarro R. D., E. A. T. Lanna, G. S. Yasui, O. P. Ribeiro Filho, S. L. P. Matta e E. C. S. Maciel. 2002. Desempenho produtivo de alevinos de piauçu (Leporinus macrocephalus) em tanque de alvenaria, Anais XII Simpósio Brasileiro de Aqüicultura, Goiana,GO. Simbraq, pag. 173 (Resumo).
  • Pereira Filho H. P. 2000. Biologia reprodutiva de fêmeas de Lambari Prata (Astyanax scabripinnis Jenyns, 1842), em condições de cativeiro. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Viçosa,Viçosa, MG. 94 p.
  • SAS Institute, Inc. 1996. SAS User‘s guide: version 6.0 4th edition.
  • Vazzoler A. E. A. 1996. Biologia da reprodução de peixes teleósteos: Teoria e prática. Maringá: Nupélia, 169 p.

Copyright 2003 - Zootecnia Tropical.


The following images related to this document are available:

Photo images

[zt03022f1.jpg]
Home Faq Resources Email Bioline
© Bioline International, 1989 - 2024, Site last up-dated on 01-Sep-2022.
Site created and maintained by the Reference Center on Environmental Information, CRIA, Brazil
System hosted by the Google Cloud Platform, GCP, Brazil