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Ciência Florestal
Centro de Pesquisas Florestais - CEPEF, Departamento de Ciências Florestais - DCFL, Programa de Pós Graduação em Engenharia Florestal - PPGEF
ISSN: 0103-9954 EISSN: 0103-9954
Vol. 26, No. 2, 2016, pp. 601-613
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Bioline Code: cf16053
Full paper language: Portuguese
Document type: Note
Document available free of charge
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Ciência Florestal, Vol. 26, No. 2, 2016, pp. 601-613
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CARACTERIZAÇÃO GEOTÉCNICA E CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS PARA ESTRADAS FLORESTAIS: ESTUDO DE CASO
Emmert, Fabiano & Pereira, Reginaldo Sérgio
Resumo
O estudo teve como objetivo realizar a caracterização geotécnica e a classificação rodoviária para
utilização apropriada de diferentes solos locais como materiais de construção de estradas florestais. O
estudo foi realizado em áreas florestais no município de Niquelândia, Goiás, Brasil. Coletaram-se solos
finos e granulares predominantes, denominados SL e HA, respectivamente. Os solos foram submetidos a
ensaios geotécnicos apropriados para obras rodoviárias, identificando os grupos pertencentes de acordo
com as metodologias de classificação TRB e MCT. Os resultados demonstram que o solo SL, com fração
predominante de areia fina, possui baixa plasticidade e pertence aos grupos A-4(1) e LA’, segundo TRB
e MCT, respectivamente. A tensão suportada alcançou 385,10 kPa na maior energia de compactação. A
capacidade de suporte foi maior na energia de compactação intermediária. Para o solo granular HA, a fração
predominante foi de pedregulho fino e seu enquadramento no grupo TRB foi A-1-b. Segundo a metodologia
MCT, o solo SL é material prioritário para base e subleito de estradas. O comportamento esperado para o
solo SL é satisfatório como material empregado no subleito, e o HA, excelente, segundo a classificação
TRB. A capacidade de suporte dos solos SL e HA indicam que devem ser empregados como reforço de
subleito e base, respectivamente. Em estradas florestais, o solo SL pode ser empregado como subleito e HA
como base ou revestimento primário.
Palavras-chave
caracterização geotécnica de solos; classificação de solos; estradas florestais
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GEOTECHNICAL CHARACTERIZATION AND SOILS CLASSIFICATION FOR FOREST ROADS: CASE STUDY
Emmert, Fabiano & Pereira, Reginaldo Sérgio
Abstract
The study aimed to carry out geotechnical characterization and road classification for proper use of different
local soils, as construction materials for forest roads. The study was performed in plantation forest areas
in the municipality of Niquelândia, Goiás, Brazil. Predominant fine and course soils have been collected,
which were called as SL and HA, respectively. Soil samples were submitted to appropriate geotechnical
tests for road infrastructures, identifying the pertaining groups in accordance with the methodologies of
TRB and MCT classifications. The results demonstrate that SL soil has predominant fraction of fine sand
and low plasticity, classified as A-4(1) and LA’ groups, in according to TRB and MCT classifications,
respectively. The supported tension for this soil reached 385.10 kPa on highest energy of compacting. The
highest support capacity was reached on intermediate energy of compacting. For HA soil, the predominant
fraction was fine gravel and it has fitted into TRB group as A-1-b soil. According to MCT methodology, SL
soil is a priority material for base and subgrade of roads. The expected behavior for SL soil was satisfactory
as a useful material for subgrade, whereas HA soil was considered as excellent, both in according to TRB
classification. The support capacity of SL and HA soils indicates they must be used as reinforcement of
subgrade and base, respectively. For forest roads, SL soil is recommended for subgrade and HA for base or
primary layer.
Keywords
geotechnical soil characterization; soils classification; forest roads
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